Napo na campanha “Atenção! Mais Carga não”

A campanha europeia sobre lesões músculo-esqueléticas (LME), que tem por lema “Atenção! Mais Carga não“, visa promover uma abordagem de gestão integrada dos problemas músculo-esqueléticos, abrangendo tanto a sua prevenção, como a retenção, reabilitação e reintegração dos trabalhadores já afectados por LME.
Esta é uma campanha descentralizada coordenada a apoiada a nível da União Europeia pela Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho e levada a cabo pelos Estados-Membros através de uma rede de pontos focais nacionais.

É nesse sentido que o Napo reaparece.

«O Napo é uma ideia original que responde à necessidade de produtos de informação de alta qualidade, que rasguem as fronteiras nacionais e vão ao encontro das diferentes culturas, línguas e necessidades práticas das pessoas que trabalham. O Napo e os seus amigos são um aperitivo para a SST, com os seus personagens cativantes, as suas histórias divertidas, o seu humor e as suas abordagens descontraídas. A “segurança com um sorriso” é o contributo do Napo para melhorar a segurança e a saúde nos locais de trabalho.»
Vejam alguns dos filmes animados…

Para fazerem o download da colecção completa dos filmes alusivos a esta temática, cliquem directamente aqui.

Águas Balneares

Porque os desempenhos de um Técnico de Saúde Ambiental também passam pela gestão da qualidade das águas balneares…

Este vídeo foi elaborado no âmbito do Estágio de Aprendizagem II, do 3.º ano do Curso Superior de Saúde Ambiental da ESTeSL (2006/2007) com as alunas estagiárias Andreia Jalles e Tânia Silva e “retrata” uma das vertentes da Vigilância Sanitária das Águas Balneares.

Para acederes à Circular Normativa 12/DA da Direcção Geral da Saúde, referente à Execução do Programa de Vigilância Sanitária das Zonas Balneares Fluviais e de Albufeiras , clica aqui.

Para acederes à Circular Normativa 13/DA da Direcção Geral da Saúde, referente à Execução do Programa de Vigilância Sanitária das Zonas Balneares Marítimas e Estuarinas, clica aqui.

Para saberes mais, faz o download da apresentação “Gestão da Qualidade das Águas Balneares”, elaborada pelo colega Alberto Tavares.

—————————–
Agradecimentos aos colegas Eduardo Figueiredo do Centro de Saúde do Cadaval e Rita Santos do Centro de Saúde de Mafra pela participação no filme.

Técnicos de Saúde Ambiental para a Sub-Região de Saúde de Viseu precisam-se

Código da Oferta: OE200709/0367
Tipo Oferta: Contrato a Termo Resolutivo Certo
Estado: Activa

Nível Orgânico: Ministério da Saude
Organismo: Administração Regional de Saúde – Centro
Serviço: Sub-Região de Saúde Viseu

Função ou Equiparado a Categoria: Tecnico de 2ª Classe

Áreas Funcionais: Grupo Área Funcional Saúde Diagnóstico e terapêutica

Remuneração Mínima: 970.92 EUR
Suplemento Mensal: 0.00 EUR
Conteúdo Funcional:
Habilitação Literária: Licenciatura
Descrição da Habilitação: Saúde Ambiental

Requisitos Profissionais: Cédula Profissional

Local de Trabalho
——————————————————————————–
(local de trabalho mesmo do Organismo)

Número de Postos: 4
Quota para Portadores de Deficiências: 0

Prazo Duração Contrato (meses): 12
Jornal Oficial e Orgão de Comunicação Social: Diário Regional de Viseu e Jornal de Notícias, ambos de 25/09/2007

Texto Publicado:

AVISO

Recrutamento de T.D.T/ Saúde Ambiental para os Centros de Saúde do Distrito de Viseu

Torna-se público que, no prazo de 5 dias úteis a contar da publicação do presente aviso, se aceitam candidaturas com vista ao recrutamento, sob a forma de contrato de trabalho a termo resolutivo certo (artigo 18º-A do Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, na redacção do artigo 1º do Dec-Lei 276-A/2007, de 31/07) de T.D.T/Saúde Ambiental para exercerem funções nos seguintes Centros de Saúde:
– Centro de Saúde de S. João Pesqueira (referência 1)
– Centro de Saúde de Sátão (referência 2)
– Centro de Saúde de Sernancelhe (referência 3)
– Centro de Saúde de Vouzela (referência 4)

As candidaturas devem ser formalizadas através de requerimento dirigido ao Coordenador da Sub-Região de Saúde de Viseu na Av. António José de Almeida, Edifício M.A.S., 3514-511 Viseu, ou remetido pelo correio, com aviso de recepção, expedido até ao último dia do prazo fixado.

Do requerimento devem constar o nome e a residência do requerente, bem como a indicação da referência do Centro ou Centros de Saúde a que se candidata.
O requerimento deve ser acompanhado dos documentos comprovativos das habilitações literárias, profissionais e experiência profissional.
O primeiro critério de selecção será a experiência profissional na área a que se reporta o presente aviso.
A oferta de trabalho é válida pelo prazo de 1 ano a contar da data da publicação da lista ordenada de candidatos.

Viseu, 13 de Setembro de 2007

O Coordenador Sub-Regional
Dr. José Carlos Coelho Ferreira de Almeida

Apresentação de Candidaturas
——————————————————————————–
Local: Sub-Região de Saúde de Viseu, Av. Dr. António José de Almeida, 3514-511 Viseu

Contacto: Adelino Fernandes Lopes – Chefe de Secção de Pessoal

Observações Gerais: O número de postos de trabalho indicado pode ser aumentado ou diminuído de acordo com as quotas de contratação que vierem a ser superiormente fixadas.

Data de Publicação: 2007-09-25
Data Limite: 2007-10-02

Cortesia do colega Hélder Simões.

Recrutamento de pessoal para os Centros de Saúde do distrito de Lisboa

Está para publicação nos jornais Diário de Notícias e Público um aviso que dá conta da aceitação de candidaturas com vista ao recrutamento, sob a forma de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, com a duração máxima de um ano, de pessoal com destino ao exercício de funções na carreira de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica (decreto-lei n.º 564/99, de 21 de Dezembro), para exercerem funções nos Centros de Saúde do distrito de Lisboa.

O prazo para a aceitação das candidatutas será de 5 dias úteis após a sua publicação e os requerimentos deverão ser elaborados de acordo com o disposto no artigo 74.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 442/91, de 15 de Novembro e acompanhados de uma súmula curricular, dos comprovativos das habilitações académicas e declaração de experiência profissional.

Fiquem MUITO atentos.

Qualidade de vida em Portugal

«Estudo sobre qualidade de vida coloca o nosso país em 18º lugar a nível mundial, ficando à frente da Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica, Espanha, entre outros. Foram analisados vários indicadores na procura dos melhores países em termos ambientais. Portugal está no top 20, mas nenhuma das nossas cidades ficou bem colocada.

A lista foi elaborada pela publicação a partir da análise de indicadores de qualidade ambiental e de vida, com o objectivo de descobrir os melhores países em termos ambientais, mas nos quais “as pessoas possam prosperar”. Este top também levou em conta factores sociais, como educação e a renda da casa.»

Terei que acreditar nisto, ou será que posso pôr em causa uma ou outra coisinha? É que estes dados são realmente estranhos, principalmente se tivermos em consideração que nenhumas das cidades portuguesas ficou colocada entre as 72 melhores. Aqui, neste caso, o todo não é a soma das partes.

«Um sistema constitui-se de partes interdependentes entre si, que interagem e tranformam-se mutuamente, desse modo o sistema não será definível pela soma de suas partes, mas por uma propriedade que emerge deste seu funcionamento. O estudo em separado de cada parte do sistema não levará ao entendimento do todo, esta lógica se contrapõe ao método cartesiano analítico que postulava justamente ao contrário.
Nesta perspectiva o todo é mais do que a soma das partes. Da organização de um sistema nascem padrões emergentes que podem retroagir sobre as partes. Por outro lado o todo é também menos que a soma das partes uma vez que tais propriedades emergentes possam também inibir determinadas qualidades das partes». in Wikipédia.


Em termos conclusivo aquele estudo refere que:

«é sempre possível ser “mais verde”, criando melhores condições de vida; não se pode deixar de pensar no futuro, tratando bem a água, mas depois criando muita poluição, como acontece nos Estados Unidos; proteger as florestas e as árvores; administrar o progresso em benefício de todos e mudar enquanto é tempo.»

—————————–
Notícia retirada do sítio PortugalDiário. Cliquem aqui para a lerem na íntegra.

Dia Europeu Sem Carros

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), comemora-se hoje o Dia Europeu sem Carros (DESC).

Em Portugal, apenas 8 municípios/localidades têm aderido à SEM e DESC em simultâneo desde 2003. No entanto, são já 19 o número de municípios que aderiu desde 2003 ao DESC. Mesmo assim, o número de aderentes (participantes e apoiantes) à SEM ou ao DESC tem vindo a reduzir-se, excepto para a SEM no ano de 2007.
Aquela que inicialmente era de facto uma iniciativa europeia, rapidamente cruzou mares e oceanos e já algumas das cidades de outras partes do mundo participam na iniciativa “Na cidade, sem o meu carro!”, como na Curitiba, Brasil.
As Nações Unidas pretendem entretanto promover a comemoração do Dia Mundial sem Carros, criando um órgão de cooperação internacional, que prestará serviços de consultoria sobre políticas e aspectos operacionais relativos ao planeamento do Dia sem Carros à escala planetária.
Mais informações aqui e aqui.
Infelizmente tudo, ou quase tudo, se resume a um dia. As cidades continuam apinhadas de viaturas com todas as consequências que daí advêm. Tentam-se promover iniciativas que frequentemente se desmoronam, fruto da pressões e manipulações exercidas por lobbies que ninguém conhece, mas que todos sabem existir.
A restrição de entrada de viaturas nas cidades parecia-me uma boa ideia, mas a rede de transportes urbanos (seja onde for) está muito aquém do que seria desejável para a implementação de uma medida destas, e por isso, esta medida, apesar de já ter sido referenciada várias vezes, ainda não passou de uma declaração de intenções. Talvez um dia!
Até lá, sugiro a bicicleta ou o carpool, que num país de 10 milhões, só tem 23 utilizadores registados no seu sítio.