Saúde Ambiental em convívio… no estágio

Esta semana foi bonito de se ver.
Começou a unidade curricular “Estágio de Aprendizagem II” do 3.º ano do Curso de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), do Instituto Politécnico de Lisboa e, ao mesmo tempo, decorreu o “Seminário de Integração Profissional I” do 1.º ano do Curso de Saúde Ambiental da Escola Superior de Saúde de Beja (ESSB), do Instituto Politécnico de Beja.
Tal como já vem sendo hábito, também este ano recebemos estagiárias da ESTeSL mas, pela primeira vez, também recebemos alunas da ESSB. Se as primeiras terão que nos aturar durante três meses, as segundas apenas ficaram uma semana, naquilo que foi um estágio de observação, e hoje foi a despedida. Tivemos pena… soube a pouco.

Da esquerda para a direita, Liliana Martins, Ana Rita Matos e Soraia Marques da ESSB e, Vânia Gregório e Ana Raquel Mendes da ESTeSL.
Esta semana foi bonito de se ver. Foi bonito de se ver o convívio entre alunas de cursos de Saúde Ambiental, de escolas diferentes.
Para as que ficam, haja paciência. Três meses passam num instante e, apesar de trabalhoso, o estágio será gratificante (faremos por isso).
Para as que vão, muitas felicidades. Teremos saudades!

Criação dos Agrupamentos de Centros de Saúde

Trabalho em Equipa!Foi publicado hoje, dia 22 de Fevereiro de 2008, o Decreto-Lei n.º 28/2008, que estabelece o regime da criação, estruturação e funcionamento dos agrupamentos de centros de saúde (ACES) do Serviço Nacional de Saúde e cuja leitura atenta sugiro a todos os Técnicos de Saúde Ambiental (TSA) e Médicos de Saúde Pública (MSP).

Porque a estes grupos profissionais (TSA e MSP) interessará, em especial, o artigo 12.º, relativo às Unidades de Saúde Pública (USP), transcrevo-o abaixo.
“1 — A USP funciona como observatório de saúde da área geodemográfica do ACES em que se integra, competindo-lhe, designadamente, elaborar informação e planos em domínios da saúde pública, proceder à vigilância epidemiológica, gerir programas de intervenção no âmbito daprevenção, promoção e protecção da saúde da população em geral ou de grupos específicos e colaborar, de acordo com a legislação respectiva, no exercício das funções de autoridade de saúde.
2 — A equipa da USP é composta por médicos de saúde pública, enfermeiros de saúde pública ou de saúde comunitária e técnicos de saúde ambiental, integrando ainda, em permanência ou em colaboração temporária, outros profissionais que forem considerados necessários na área da saúde pública.
3 — As funções de autoridade de saúde são exercidas, a nível dos ACES, por médicos de saúde pública, que são nomeados nos termos de legislação própria.
4 — A autoridade de saúde a nível dos ACES integra-se na cadeia hierárquica directa das autoridades de saúde, nos termos do disposto na base XIX da Lei n.º 48/90, de 24 de Agosto [Lei de Bases da Saúde].
5 — O coordenador da USP indica, de entre os profissionais de saúde pública dos ACES, e sempre que solicitado, o seu representante nos órgãos municipais com responsabilidades de saúde.”

As novas sete maravilhas da natureza

Estão a decorrer as nomeações e respectivas votações para a escolha das vinte e uma maravilhas da natureza que irão até à votação final e de onde sairão as novas sete maravilhas.

A votação inicial, para a escolha das finalistas terminará a 31 de Dezembro de 2008. Em Janeiro de 2009 serão anunciadas as 21 candidatas.

A votação final decorrerá em 2009 e até ao Verão de 2010, altura em que seão anunciadas as novas sete maravilhas da natureza.

——————————
Nota: obrigado ao Entre céu e mar… por nos ter dado a conhecer esta iniciativa.

IX Jornadas sobre Conservação da Natureza e Educação Ambiental

Porque fazemos parte do Saúde Ambiental Google Groups, tivemos conhecimento da realização das IX Jornadas sobre Conservação da Natureza e Educação Ambiental, que terão lugar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, nos dias 12 e 13 de Abril, em Viana do Castelo e cuja organização é da responsabilidade do Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens (FAPAS).

O novo visual da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa mudou o visual do seu sítio na internet.
Os menus estão mais intuitivos e a informação disponível é, aparentemente, mais diversificada.
Uma área interessante a visitar é a área da biblioteca onde, por exemplo, se pode ficar a saber quais as últimas aquisições na área da saúde ambiental ou, em alternativa, aceder directamente à DocBWeb e pesquisar na base de dados bibliográfica.

As "Environmental Health Association" Americanas

Após uma semana ausente, resultado de uns dias pessoal e profissionamente atribulados, eis-me de regresso para vos dar a conhecer mais algumas Organizações de Saúde Ambiental. Desta vez são as Associações de Saúde Ambiental de alguns estados dos Estados Unidos da América

Alabama Environmental Health Association
Alaska Environmental Health Association
Arizona Environmental Health Association
California Environmental Health Association
Colorado Environmental Health Association
Connecticut Environmental Health Association
Florida Environmental Health Association
Georgia Environmental Health Association
Hawaii Environmental Health Association
Idaho Environmental Health Association
Illinois Environmental Health Association
Indiana Environmental Health Association
Iowa Environmental Health Association
Kansas Environmental Health Association
Louisiana Environmental Health Association
Massachusetts Environmental Health Association
Michigan Environmental Health Association
Minnesota Environmental Health Association
Nebraska Environmental Health Association
Nevada Environmental Health Association
New Jersey Environmental Health Association
New Mexico Environmental Health Association
North Dakota Environmental Health Association
Ohio Environmental Health Association
Oregon Environmental Health Association
Pennsylvania Environmental Health Association
Rocky Mountain Environmental Health Association
Tennessee Environmental Health Association
Texas Environmental Health Association
Utah Environmental Health Association
Virgina Environmental Health Association
Washington Environmental Health Association
Wisconsin Environmental Health Association
Wyoming Environmental Health Association