O Livro Amarelo na NET

Deixo-vos a hiperligação para o Livro Amarelo na NET.

O Livro Amarelo na NET é o portal do cidadão para reclamações em Portugal, que pretende ser uma base de dados de reclamações dos consumidores para os consumidores, sejam particulares ou empresas.
Ali poderão registar as vossas reclamações e pesquisar as reclamações registadas por outros cidadãos.
O Livro Amarelo na NET não pretende ser um mediador de conflitos e não tem como objectivo interceder activamente pelos consumidores.

Ainda assim, parece-me ser um serviço muito interessante, merecedor da respectiva divulgação.

Ali podemos, entre tantas outras, aceder a uma reclamação referente ao Centro de Saúde da Amadora e que tem como título: “Centro de Saúde encerra às 22. Às 21:15 recusam atendimento enviado pela linha Saude24“.

Passeio virtual pela Serra da Estrela

Hoje propomos-vos um passeio pela Serra da Estrela. Um passeio diferente, muito “ao gosto” do Cântaro Zangado. Um passeio que pode ser feito sem sair de casa. Um passeio que pode ser feito sem estragar.

Recorrendo ao Sistema de Realidade Virtual da Serra da Estrela, desenvolvido pela Caixa D’Imagens para o Centro de Interpretação da Serra da Estrela, da Câmara Municipal de Seia, com base nas mais recentes tecnologias de Realidade Virtual e de 3D, podemos visitar a Aldeia de Cabeça, a Central Hidroeléctrica da Ponte de Jugais, a Lagoa Comprida, o Castelo de Linhares e tantos outros lugares de interesse naquela região.
As vantagens em termos ambientais são evidentes. O único “senão” é que esta realidade virtual ainda não permite as tão características sensações de cheiro e sabor daquela zona.

Os "pacotes" de leite da escola devem ser colocados no contentor do papelão

Enquanto Técnicos de Saúde Ambiental (TSA), e no âmbito das actividades de Saúde Escolar, há “pormenores deliciosos” que nos escapam aquando das visitas aos estabelecimentos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública.
Eu acabei por descobrir este “pormenor”, não na qualidade de TSA mas na qualidade de pai de uma criança em idade pré-escolar.
Estou a falar da educação ambiental que era feita nas embalagens do leite escolar.
Na iniciativa do Ministério da Educação, passatempo “Leite Escolar 2000/2001”, as crianças tiveram que fazer um desenho alusivo aos tema “aproveitar para proteger”. Os desenhos seleccionados acabaram por ilustrar as embalagens do leite escolar, veículando dessa forma, mensagens de extrema importância para a preservação do meio ambiente.
Hoje deixo-vos a ilustração da Liana Marlene de Sousa Moreira, que na altura tinha 9 anos e frequentava o 4.º ano de escolaridade na Escola Souto n.º 2 – Portela do Monte, concelho de Penafiel (agrupamento).

Oportunamente divulgarei mais algumas ilustrações.
Infelizmente, as embalagens de leite escolar mudaram de visual. Desde o início deste ano civil que a mensagem foi descontinuada. Esperemos que seja retomada em breve.