Os Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica nos Cuidados Primários e Hospitalares – Acção e Desafios

Foi por mensagem de correio electrónico que recebi da Organização Portuguesa dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica – Pró-Ordem (OPTDT– Pró-Ordem), que tive conhecimento do VII Encontro Técnico-Científico dos TDT do Hospital de São Sebastião, subordinado ao tema “Os Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica nos Cuidados Primários e Hospitalares – Acção e Desafios“. O evento terá lugar no dia 17 de Maio de 2008, em Santa Maria da Feira, numa organização conjunta da OPTDT– Pró-Ordem e do Hospital de São Sebastião, EPE, tendo como “entidade” promotora o Portal Tecnologias da Saúde Online

“Dado a importância dos temas em análise, bem como o presença de convidados com responsabilidades na definição de políticas de saúde que vão afectar, mais cedo ou mais tarde todas as nossa profissões”, sugiro a presença dos Técnicos de Saúde Ambiental (TSA), além de todos os outros colegas das restantes áreas profissionais das tecnologias da saúde.

Entretanto, ao ler o programa do evento reparei que apesar do encontro ser de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, no painel “Cuidados Primários de Saúde” estará em representação da Saúde Pública (Departamento de Saúde Pública da ARS Norte), um Médico de Saúde Pública, cuja competência não pomos em causa, mas tanto quanto julgamos saber, existem na Saúde Pública e naquele mesmo departamento, também Técnicos de Saúde Ambiental.

Pergunto: – Será que nenhum TSA, sendo Técnico de Diagnóstico e Terapêutica, teria competência reconhecida para estar naquele lugar?

Para mais informações alusivas ao evento, visitem o sítio na internet alusivo ao Encontro.

Congresso Internacional de Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho

O tema principal do evento será a avaliação de riscos, com o subtema “locais de trabalho seguros e saudáveis, bom para si e bom para as empresas“.

Sugiro, para quem tem desenvolvido trabalho nesta área, que submeta artigos (até ao dia 30 de Abril) a apresentar no congresso, utilizando o respectivo formulário e tendo em conta os temas propostos:
– Gestão da Segurança do Trabalho;
– Problemas Músculo-esqueléticos relacionados com o trabalho;
– Segurança na Construção;
– Gestão da Higiene do Trabalho;
– Segurança Rodoviária Ocupacional;
– Gestão da Saúde do Trabalho;
– Educação e Formação para a Segurança e Saúde do Trabalho;
– Avaliação de Riscos – Metodologias;
– Riscos Psicossociais;
– Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho.

Para mais informações visitem o sítio na internet alusivo ao evento, aqui.