Avaliação de Riscos: um passo para o controlo

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra irá realizar um Seminário integrado na Campanha Europeia sobre “Avaliação de Riscos – Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis”, no dia 25 de Novembro de 2009.

Este Seminário servirá também para o arranque do Curso de Pós-Graduação em Segurança e Higiene do Trabalho levado a efeito pela área cientifica de Saúde Ambiental (estão a decorrer ainda as candidaturas a esta Pós-Graduação) e terá o patrocínio da Autoridade das Condições de Trabalho (ACT).

A Avaliação de Riscos é o processo de avaliação dos riscos para a segurança e saúde resultantes de perigos no local de trabalho.
Constitui-se, portanto, numa análise cuidada e sistemática de todos os aspectos do trabalho, no intuito de identificar aquilo que é susceptível de causar lesões ou danos, se os perigos podem ser eliminados e, quando tal não é possível, quais as medidas de prevenção ou protecção que existem, ou deveriam existir, para os controlar.

A Avaliação de Riscos é uma actividade continuada e não, como é considerada frequentemente, uma acção que se executa uma única vez, sem qualquer acompanhamento posterior. Os processos desenvolvidos devem levar à decisão sobre as medidas de controlo dos riscos, a implementar nos locais de trabalho, tendo em atenção os princípios gerais de prevenção e critérios de eficiência organizacional.

A Avaliação de Riscos é pois um pressuposto da responsabilidade social das organizações.

Este evento é dirigido a todos os profissionais e estudantes com interesse nas áreas da Saúde Pública, Saúde Ocupacional, Segurança e Higiene no Trabalho.

Caso esteja interessada(o) deverá fazer a sua inscrição no sítio do seminário, na internet.

O seminário é gratuito e o número de lugares limitado à capacidade do auditório, pelo que, caso seja do vosso interesse, façam a vossa inscrição o quanto antes. As inscrições só serão válidas depois de confirmadas, sendo consideradas por ordem de recepção.

——————————
Nota: informação recebida do colega Hérder Simões, por mensagem de correio electrónico.
Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *