Centros de Saúde e Hospitais – Recursos e Produção do SNS – 2007

Há sensivelmente um ano atrás apresentei-vos os dados relativos à publicação Centros de Saúde e Hospitais – Recursos e Produção do SNS – 2006, naquilo que dizia respeito ao número de Técnicos de Saúde Ambiental (TSA) e de Médicos de Saúde Pública (MSP) em “exercício” no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Hoje, venho aqui fazer alusão à mesma publicação, desta feita com dados relativos a 2007 (Centros de Saúde e Hospitais – Recursos e Produção do SNS – 2007).

sns2007

Como poderão constatar pela análise da tabela que vos apresento, o número de Médicos de Saúde Pública, ao contrário do que se havia registado entre 2005 e 2006, sofreu uma diminuição de 6,2%, muito em função da redução do número destes profissionais na Região de Saúde do Norte.

Por outro lado, naquilo que diz respeito aos Técnicos de Saúde Ambiental, verificou-se um ligeiro aumento do número de efectivos (cerca de 2,2%), tendo sido a Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo a que mais contribuiu para esta situação.

Registo também a tendência, evidenciada nos últimos anos, para a diminuição do número de TSA na Região de Saúde do Centro e na Região de Saúde do Algarve, assim como a do número de MSP na Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

No que concerne à Região de Saúde do Alentejo, este ano acabou por se verificar o oposto do que havia ocorrido no ano passado.

Esta é a minha análise, da leitura rápida que fiz, aos números disponíveis… e a vocês, o que vos apraz dizer? Atentem, no documento, à designação que nos dão e digam-me o que acham!

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *