I Encontro Nacional de Alunos de Saúde Ambiental (I ENASA)

Encontro Nacional de Alunos de Saúde AmbientalA Escola Superior de Saúde de Beja irá realizar, no dia 15 de Maio de 2009, o I Encontro Nacional de Alunos de Saúde Ambiental (programa), que decorrerá integrado no 1º Festival da Juventude de Beja (15, 16 e 17 de Maio).

Este será um evento interessante, onde quase todos os alunos de Saúde Ambiental se farão representar no último painel, “A Escola de Saúde Ambiental”. Ali estarão representados os estudantes da Escola Superior de Saúde de Beja, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto.

Qual o futuro da Saúde Ambiental? Qual a sua influência na Gestão Pública? Qual o seu papel dentro e fora dos Serviços de Saúde Pública? Que oportunidades poderão ser criadas nesta área?

Para tentar responder a essas questões, os alunos do 1º e 2º ano do curso de Saúde Ambiental de Beja, organizam o I Encontro Nacional de Alunos de Saúde Ambiental que terá lugar no dia 15 de Maio. O Encontro vai realizar-se no auditório da Escola Superior Agrária de Beja e o mesmo encontra-se inserido no 1º Festival da Juventude intitulado «Beja Jovem», que irá decorrer entre os dias 15, 16 e 17 de Maio, no Parque de Feiras e Exposições de Beja.

Os objectivos principais deste evento são estimular o diálogo entre alunos e profissionais de Saúde Ambiental para que juntos promovam a partilha de diferentes experiências e uma reflexão mais aprofundada acerca das mais variadas oportunidades em Saúde Ambiental.

Serão abordados temas como empreendedorismo e liderança em saúde ambiental, percursos profissionais de saúde ambiental e a Escola de saúde ambiental.

O evento estender-se-á no programa do Festival da Juventude, onde para além desta componente científica, terá uma forte componente cultural e social: concertos, workshops, dormidas, acesso à área radical e respectivos consumos, tudo incluído inscrição.

Encontro de Saúde Escolar do Distrito de Portalegre

Encontro de Saúde Escolar do Distrito de PortalegreÉ com o objectivo de “promover um encontro onde participem intervenientes da área da Saúde e Educação, numa partilha de ideias e de experiências de boas práticas em Saúde Escolar a nível regional, dando oportunidade aos profissionais para o desenvolvimento integrado e articulado em meio escolar, ao favor da Saúde”, que a Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Ponte de Sor irá promover, no próximo dia 15 de Maio, o Encontro de Saúde Escolar do Distrito de Portalegre (programa).

Serão efectuadas apresentações dos Centros de Saúde de Elvas, Monforte, Portalegre, Gavião, Montargil, Avis, Fronteira, Ponte de Sor, Alter do Chão, Campo Maior, Agrupamento Escolas e Escola Secundária de Ponte de Sor, cujas comunicações terão os seguintes títulos:

  • Projecto Jovens/Escola/Saúde;
  • GPS-actividades desenvolvidas no Centro de Saúde de Monforte no âmbito da saúde escolar;
  • Pequenos Almoços Saudáveis;
  • Ser Jovem, Feliz e sem dependência;
  • Epidemia do Séc. XXI-Obesidade Qual a nossa realidade?;
  • De pequenino se torce o pepino;
  • Gabinete de Saúde e Bem Viver;
  • O Tabaco na Adolescência;
  • O Álcool na Adolescência;
  • A Pediculose;
  • O Trabalho em Equipa;
  • A importância das professoras da Escola de Foros do Arrão na promoção de saúde.