100 novos inspectores engrossam as fileiras da Autoridade para as Condições do Trabalho

Será hoje o dia de tomada de posse dos 100 inspectores superiores do trabalho da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

Depois de a 29 de Março ter sido publicado o Despacho n.º 8792-B/2009, onde se evidenciava a nomeação em regime de nomeação definitiva em período experimental pelo período de um ano, para frequência do estágio de ingresso na carreira de inspector superior do Trabalho do mapa de pessoal da ACT, chegou agora o dia da sua tomada de posse. Contudo, segundo Paulo Morgado de Carvalho, presidente da ACT, “o número ainda não é suficiente. Temos tido inspectores que têm ido para a situação da reforma e, portanto, tem diminuí­do o quadro. Mas estes 100 novos inspectores vão contribuir para uma melhor eficácia da nossa acção”  (ver TSF).

A título pessoal posso dizer-vos que conheço alguns dos que agora iniciam um novo percurso profissional. Conheci-os enquanto alunos. A esses, e a todos os outros, boa sorte.

Alguém sabe se nestes novos inspectores superiores do trabalho há algum com formação de base em Saúde Ambiental?

Seminário Ética e Deontologia nas Tecnologias da Saúde

Este é, sem dúvida, um dos eventos mais pertinentes de que tive conhecimento nos últimos tempos. Ética e Deontologia nas Tecnologias da Saúde é algo que, na minha opinião, precisa urgentemente de ser discutido. Peço-vos, por favor, que não me perguntem porquê. Ver-me-ia obrigado a responder e inimizades é coisa que neste momento vou dispensando.

Se tiver oportunidade, tentarei marcar presença neste seminário cuja organização cabe à Sociedade Portuguesa de Tecnologias da Saúde e que se realizará no dia 23 de Maio, no Auditório do Hospital dos Capuchos, em Lisboa.

Deixem-me acrescentar que divulgo aqui este seminário porque a isso quase fui obrigado. A segunda mensagem de correio electrónico mais parecia um ultimato. 😉

Para os potenciais interessados deixo-vos aqui o programa provisório e a proposta para comunicações livres e posters.

Primeiras Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho na Câmara Municipal do Barreiro

Foi pelas mãos de um ex-aluno da licenciatura em Segurança e Higiene do Trabalho do Instituto Superior de Educação e Ciências, que ficámos a saber que a Câmara Municipal do Barreiro irá promover as suas Primeiras Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Este é um evento que se realizará no próximo dia 5 de Maio, a partir das 9 horas, no Auditório Municipal Augusto Cabrita.

Primeiras Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho na Câmara Municipal do Barreiro

(clicar na imagem para ver o programa)