Mais 50 vagas para a carreira de Inspector Superior do Trabalho

Foi publicado hoje o Despacho n.º 10863/2009 que ao abrigo de muitos “considerandos”, determina o acréscimo de 50 vagas ao concurso externo de admissão a estágio para a carreira de inspector superior do trabalho na Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). Esta é uma notícia que só podia ser anunciada hoje!

Deixo-vos aqui alguns dos “considerandos”:

Considerando que é manifestamente escasso o número de inspectores do trabalho para que a Autoridade para as Condições do Trabalho possa desenvolver eficazmente a sua missão e dar resposta, nomeadamente, ao elevado número de solicitações dos parceiros sociais e da sociedade em geral…

Considerando que a actual crise económica, exigindo da ACT um maior esforço na sua actuação inspectiva, acentua tal escassez de recursos inspectivos…

Considerando que, nos últimos anos, ocorreu uma diminuição acentuada dos postos de trabalho referentes às carreiras de inspector do trabalho e que, previsivelmente, nos próximos anos, tal tendência será mantida…

Considerando que, no âmbito do Acordo Tripartido de 2008, celebrado entre o Governo e os parceiros sociais, foi assumido pelo Governo o compromisso de assegurar o reforço dos recursos inspectivos da ACT, com vista a atingir, em 2009, um total de 400 inspectores…

Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho 2009

Comemora-se hoje o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho 2009.

No âmbito desta comemoração, a Autoridade para as Condições do Trabalho vai promover a realização de uma sessão solene que terá lugar hoje, na Sala do Senado da Assembleia da República (mais informações aqui).

Sugerimos ainda, a propósito deste tema, uma visita ao sites da Organização Internacional do Trabalho e da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho.

Gripe Suína: para saber um pouco mais

Por sugestão do colega Duarte d’Oliveira, e porque somos leitores assíduos do “JSA“, seguimos as hiperligações que ele nos deixou no seu postGripe humana de origem suína“.

Considerando a relevância do assunto e a necessidade de esclarecer e sermos esclarecidos, aqui ficam:

A Organização Mundial de Saúde está a coordenar a resposta global para os casos humanos de gripe suína influenza A (H1N1) e a promover o acompanhamento da correspondente ameaça de uma pandemia de gripe.