Comunicado da Ministra da Saúde sobre o surto de Gripe Suína

Deixo-vos aqui o comunicado da Ministra da Saúde, a propósito da Gripe Suína, datado de hoje, dia 27 de Abril de 2009 e publicitado no Portal do Governo.

Portugal, à semelhança de outros países da União Europeia, activou todos os dispositivos previstos para situações deste tipo, de acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde e da União Europeia.

Até ao momento, não há registo de qualquer caso suspeito em Portugal.

Enquanto Ministra da Saúde, garanto a todos os Portugueses que não há motivo para alarme. Os serviços do Ministério da Saúde estão em contacto permanente com as autoridades europeias e internacionais no sentido de serem tomadas medidas concertadas.

Estamos atentos e asseguramos que continuaremos a prestar todos os esclarecimentos considerados oportunos, à medida que surgirem novas informações.

Foram dadas orientações aos serviços de Sanidade Internacional para, em colaboração com a ANA, aconselharem os passageiros provenientes das áreas afectadas, nomeadamente da Cidade do México, dos procedimentos a adoptar. Foram igualmente dadas instruções à Linha de Saúde 24 para esclarecer as dúvidas dos cidadãos. É para a linha que deve ser feito o primeiro contacto, através do número 808 24 24 24.

Portugal dispõe dos meios terapêuticos para, em caso de necessidade, serem fornecidos gratuitamente aos cidadãos, no quadro de uma reserva estratégica de medicamentos organizada para o efeito.

Quero reforçar que, neste momento, não estamos perante um fenómeno inesperado.

Como tal, peço tranquilidade e confiança aos Portugueses.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *