I Encontro Nacional de Alunos de Saúde Ambiental: o relato final

Eu já aqui havia prometido voltar a este tema. Assim seja!… Falemos do I Encontro Nacional de Alunos de Saúde Ambiental.

À parte de algumas contradições entre o programa apresentado e aquilo a que efectivamente tivemos oportunidade de assistir, coisas a que a organização terá sido garantidamente (eu não disse claramente!!*) alheia, fruto de contingências de última hora de alguns dos palestrantes, devo dizer-vos que foi um evento merecedor dos muitos quilómetros que fiz.

Nos “Percursos de Saúde Ambiental” tive a oportunidade de rever alguns colegas que já não via há alguns anos. Se isso foi importante, não menos importante terá sido ouvir o relato dos seus percursos, contado na primeira pessoa e com as quais, em alguns casos, cheguei a pisar o mesmo trilho. Jamais me esquecerei de uma “estranha” reunião de trabalho em Montemor-o-Velho em que ao almoço nos serviram uma anedota de camelo… e o que penámos por causa do Manifesto!

E sabem que mais?… Estes percursos também passam por Beja. Afinal, independentemente do que se faça agora, somos todos Técnicos de Saúde Ambiental com percursos, muitos percursos, comuns.

Entretanto, depois dos “Percursos de Saúde Ambiental”, foi tempo de empreendedorismo (ponto final). Confesso que pelo título (Empreendedorismo em Saúde Ambiental) esperava encontrar algo mais que os “simples” chavões associados a esta temática. Contudo, se olharmos à génese da organização deste evento, não era de exigir mais: afinal à que, nesta fase, promover o empreendedorismo para que daqui a alguns anos possamos falar, de facto, de Empreendedorismo em Saúde Ambiental.

Acabámos, já bem depois da hora do almoço, com “A Escola de Saúde Ambiental” quase toda representada. Se a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) quase faltou por ter trocado Beja por Elvas, já a Escola Superior de Saúde Jean Piaget decidiu não trocar Macedo de Cavaleiros por Beja. Tivemos pena, assim como tivemos pena de ver faltar ao evento, uns e outros (professores e alunos) de umas e doutras escolas.

Por fim o almoço, também ele diferente: saboroso, jovem e animado.

Foi por tudo isto que mereceu os quilómetros que fiz. Por isto e por ter revisto as estudantes Liliana Martins, Ana Rita Matos e Soraia Marques, assim como os colegas, docentes da ESTeSC e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto que havia conhecido pessoalmente quinze dias antes. E já sem falar no “senhor do blogue“!!

Parabéns aos alunos de Saúde Ambiental da Escola Superior de Saúde de Beja pela organização do evento. Espero que tenham tido uma boa nota. 😉

Termino deixando-vos a fotografia que ilustra a presença da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), em Beja.

I Encontro Nacional de Alunos de Saúde Ambiental

Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Ana Gouveia, Vítor Manteigas, João Pardal, Joana Lopes, Luís Barros, Telma Batista, Catarina Falcão, Ana Filipa Rodrigues, Marina Silva (ilustre representante dos estudantes de Saúde Ambiental da ESTeSL no Encontro), Mafalda Mota, Andreia Martinho e Carla Ramos.

* – Peço desculpa mas esta é uma piada exclusiva para aqueles que partilham comigo a sala de aula.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

3 Comments

  1. Pingback: Momentos do I Encontro Nacional de Alunos de Saúde Ambiental | Saúde Ambiental...

  2. Sim colega, o programa, naquilo que lhe diz respeito, foi alterado.
    Infelizmente a sua presença não se fez notar… todos ficaríamos a ganhar, principalmente os estudantes, se tivesse conseguido comparecer.
    Fica para outra vez.

  3. Pelas razões que sabe – e que divulguei publicamente –, eu não pude comparecer. Involuntariamente, concorri para que o programa dos “Percursos” sofresse uma pequena alteração. Que, decerto, terá sido bem corrigida.

    Fica para outra vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *