web analytics

Foi em Maio de 2008 que pela primeira vez falámos do Condomínio da Terra (Earth Condominium. Condomínio Terra… e nós, condóminos). Para aqueles que pensavam que este era um conceito recente, em função do Gaia Commitment – Fórum Internacional do Condomínio da Terra, que teve lugar este fim-de-semana em Gaia, desenganem-se!

Organizar a Vizinhança Global

Este será talvez maior desafio que se colocou até hoje à humanidade. Ao descobrirmos que entre a crosta terrestre, o mar, a atmosfera e os seres vivos, existe uma rede complexa de interligações permanentes que sustentam a vida no planeta, temos de adaptar o nosso modo de vida e organização a este funcionamento global da Biosfera. Somos todos vizinhos, todos dependemos de todos e problemas globais não se resolvem de forma isolada.

O que é o Condomínio da Terra?

Tal como as escadas, telhado e corredores de um prédio, também o nosso planeta tem partes comuns. Partes essas que são imprescindíveis à vida humana e que estão a precisar de manutenção urgente. Se num prédio garantimos a manutenção das partes comuns através do Condomínio, porque não fazemos o mesmo para o planeta? O Condomínio, depois de separar e organizar o que são partes comuns e partes individuais, permite que os interesses particulares e colectivos, frequentemente opostos, se conciliem e se tornem interdependentes. E se pensássemos a Terra como um imenso Condomínio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *