Revisão das carreiras de Técnicos Superiores de Saúde e dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica

Já está disponível o Relatório Final do grupo de trabalho (ver Revisão da carreira em perspectiva) de apoio à revisão das carreiras de Técnicos Superiores de Saúde (TSS) e dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica (TDT) e onde são apresentados 4 cenários, a saber:

  1. Fusão da Carreira dos TDT e dos TSS numa carreira única.
  2. Criação da Carreira Farmacêutica e Fusão dos restantes Ramos dos TSS com a Carreira dos TDT.
  3. Manutenção das duas carreiras actualmente existentes – TDT e TSS.
  4. Reajustamento das duas carreiras actualmente existentes, mantendo a separação entre TSS e TDT, e criação da Carreira Farmacêutica.Sugiro-vos a sua leitura e divulgação pelos colegas de Saúde Ambiental e das restantes área profissionais de Diagnóstico e Terapêutica.

Acrescento ainda que no grupo de trabalho, à semelhança daquilo que já sabíamos mas que nunca nos foi confirmado, está uma colega nossa, de Saúde Ambiental. Reconheço-lhe o valor mas desconheço qual o seu efectivo contributo para a redacção do documento e até que ponto, atendendo ao tipo de vínculo que detém, terá tido a liberdade (inconsciente ou não) para emitir as suas opiniões.

Transcrevo entretanto parte do documento, naquilo que diz respeito ao “parecer” do Conselho de Coordenação de Estágios – Ramo de Engenharia Sanitária:

Rejeitam a eventual proposta de fusão da carreira dos TDT e TSS pela alegada diferença que existe entre as competências dos técnicos especializados em Engenharia Sanitária (TSS) e as detidas pelos Técnicos de Saúde Ambiental (TDT).

Eu pergunto se de entre os grupos profissionais contemplados na carreria de Técnicos Superiores de Saúde não há já diferenças significativas?… Sendo assim, o que lhes havemos de fazer?…

Agradecemos aos colegas Sérgio Cardoso e Sílvia Silva por nos terem feito chegar o documento, em momentos diferentes.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

3 Comments

  1. Já são muitos anos…..
    Eu até entendo a posição da engenharia sanitária….
    Mas…numa de coexistência pacífica… tb vai sendo altura de a engenharia sanitária entender a nossa.

  2. Pingback: Projecto de fusão de carreiras de Técnicos Superiores de Saúde e dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica | Saúde Ambiental...

  3. Tb gostava de perceber as áreas profissionais dos membros do grupo!
    Que raio está um MSP a discutir a carreira dos TSS e dos TDTs? Algum TDTs foi discutir a carreira médica??!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *