Dicas Ambientais por SMS

Programa SMS AmbienteHoje, durante a tarde, recebi uma mensagem de correio electrónico da Suzana Sena alusiva ao Programa SMS Ambiente, um projecto conjunto da Quercus e da Vodafone. Por sugestão da Suzana divulgo aqui o Programa, reproduzindo na integra a sua mensagem.

Há uns tempos, aderi a um programa que se chama “SMS Ambiente”, que resulta de uma parceria entre a Vodafone e a Quercus.

É um serviço gratuito que nos envia automaticamente para o telemóvel, uma vez por semana, pequenos conselhos ambientais e que até agora me pareceram bastante úteis!

Agora, depois de testar o serviço, decidi partilhar esta informação para que todos possamos adoptar pequenos gestos que melhoram o Nosso Ambiente! Não sei se já divulgou esta informação, no entanto, envio o link caso ainda não tenha conhecimento destes SMS e ache interessante divulgar no seu Site.

Exemplos de SMS que me foram enviadas:

“Aposte nos vegetais e consuma menos carne, cuja produção provoca emissões poluentes e consome muito mais água e energia.”

“As borrachas do seu frigorifico vedam bem? Entale uma folha de papel na porta; se sentir resistência ao puxar, não há perdas de energia.”

“Pratique uma eco-condução: evite arranques bruscos, altas velocidades, pesos desnecessários e o uso abusivo do ar condicionado.”

Obrigado Suzana!

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

24 Comments

  1. “Leve para casa animais adaptados à vida doméstica, visto ser ilegal adoptar espécies selvagens. Um conselho Voadfone/Quercus.”

    Mensagem recebida no dia 28 de Janeiro de 2010.

  2. “Prefira sistemas automáticos de rega, como gota-a-gota, que permitem um consumo de água mais controlado. Um conselho Voadfone/Quercus.”

    Mensagem recebida no dia 21 de Janeiro de 2010.

  3. “Tire partido da compostagem doméstica para transformar resíduos orgânicos em composto fértil. Um conselho Voadfone/Quercus.”

    Mensagem recebida no dia 14 de Janeiro de 2010.

  4. “Adira ao carpooling: partilhe o veiculo com colegas ou vizinhos nos percursos diários comuns. Um conselho Voadfone/Quercus.”

    Mensagem recebida no dia 7 de Janeiro de 2010.

  5. “Se planeia viajar na passagem de ano, pondere ir de comboio ou partilhe o automóvel com amigos. Um conselho Voadfone/Quercus.”

    Mensagem recebida no dia 31 de Dezembro de 2009.

  6. “Este Natal compre bacalhau de média ou grande dimensão e prefira gastronomia de origem nacional. Um conselho Voadfone/Quercus.”

    Mensagem recebida no dia 22 de Dezembro de 2009.

  7. “Escolha equipamentos com potencia adequada a cada divisão e as suas necessidades de climatização. Um conselho Voadfone/Quercus.”

    Mensagem recebida no dia 17 de Dezembro de 2009.

  8. “Prefira árvores de Natal artificiais. se quiser uma natural, compre em vaso e nos locais autorizados. Um conselho Voadfone/Quercus.”

    Mensagem recebida no dia 10 de Dezembro de 2009.

  9. “Substitua o tacho pela panela de pressão e reduza o tempo de cozedura para três vezes menos. Um conselho Voadfone/Quercus.”

    Mensagem recebida no dia 3 de Dezembro de 2009.

  10. “Não desperdice energia e retire da tomada os carregadores de telemóveis e outros aparelhos quando estes não estiverem a carregar. Um conselho Voadfone/Quercus.”

    Mensagem recebida no dia 26 de Novembro de 2009.

  11. “Use produtos de limpeza pouco perfumados e coloridos pois tendem a ser menos tóxicos. Evite ambientadores e produtos aromáticos. Um conselho Voadfone/Quercus.”

    Mensagem recebida no dia 19 de Novembro de 2009.

  12. “Procure produtos com o Rótulo Ecológico Europeu, uma certificação que avalia o seu impacto ambiental do fabrico até à venda. Um conselho Voadfone/Quercus.”

    Mensagem recebida no dia 12 de Novembro de 2009.

  13. “Conheça a qualidade do ar de muitos locais do nosso país praticamente em tempo real.
    Saiba mais em http://www.qualar.org. Um conselho Voadfone/Quercus.”

    Mensagem recebida no dia 5 de Novembro de 2009.

  14. “Entregue as revistas antigas que já não quer em locais de atendimento ao público, como clínicas privadas ou centros de saúde. Um conselho Vodafone/Quercus.”

    Mensagem recebida no dia 29 de Outubro de 2009.

  15. “Algumas marcas já comercializam autoclismos com certificação hídrica. Prefira os de classe A, com descarga máxima de 6 litros. Um conselho Voadfone/Quercus.”

    Mensagem recebida no dia 22 de Outubro de 2009.

  16. “Se encontrar um animal ferido, coloque-o em segurança e contacte o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente pelo 213 217 000. Um conselho Voadfone/Quercus.”

    Mensagem recebida no dia 15 de Outubro de 2009.

  17. “Um saco de plástico pode levar mais de 200 anos a decompor-se na natureza. Nas idas às compras leve de casa sacos reutilizáveis. Um conselho Vodafone/Quercus.”

    Mensagem recebida no dia 8 de Outubro de 2009.

  18. “Prefira frigoríficos, máquinas de lavar, fornos eléctricos, ar condicionado e lâmpadas de classe energética A, A+ ou A++. Um conselho Voadfone/Quercus.”

    Mensagem recebida no dia 1 de Outubro de 2009.

  19. Mais uma mensagem, datada de 24 de Setembro de 2009.
    “Para um melhor isolamento térmico e acústico, opte por caixilhos eficientes e vidros duplossombreados pelo exterior. Um conselho Voadfone/Quercus.”

  20. Depois de esta madrugada ter aderido ao Programa “SMS Ambiente”, durante o dia acabei por receber a minha primeira mensagem.

    “Coloque redutores de caudal nas torneiras de sua casa e poupe até 50% no consumo de água. São baratos e fáceis de instalar. Um conselho Vodafone/Quercus.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *