Papel do Técnico de Saúde Ambiental na Unidade de Saúde Pública e no Agrupamento de Centros de Saúde

Papel do Técnico de Saúde Ambiental na Unidade de Saúde Pública e no Agrupamento de Centros de SaúdeA pedido, divulgamos o documento Papel do Técnico de Saúde Ambiental na Unidade de Saúde Pública e no Agrupamento de Centros de Saúde, elaborado por alguns Técnicos de Saúde Ambiental da ARS Norte. O texto que em baixo apresentamos foi adaptado daquele que nos foi feito chegar.

O documento evidencia o leque vastíssimo de intervenções que o Técnico de Saúde Ambiental (TSA) pode ter, quer ao nível dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), quer ao nível das Unidades de Saúde Pública (USP), devendo ser difundido, para que todos os TSA possam estar em sintonia (se solicitados pelos ACES para colaborar na elaboração do Regulamento Interno, em programas, em projectos, etc…) e para que não restem dúvidas a todos os restantes profissionais, o quão eclético, imprescindível e necessário é o TSA, esteja onde estiver.

Não podemos (nem devemos) deixar que esta reconfiguração dos Serviços de Saúde Pública sirva para enaltecer e abrilhantar determinados profissionais em detrimento dos TSA, quando na verdade, uns e outros, devem ser parceiros de equipa e com um propósito único.

Pretende-se assim provar que a actuação deste grupo profissional é absolutamente transversal a todos os programas de saúde nacionais, por isso contamos contigo, contigo e contigo.

Este “contigo” está a fazer a parte que lhe compete, divulgando. Aos Técnicos e Estudantes de Saúde Ambiental, e demais profissionais (refiro-me aos determinados), sugiro a leitura e ampla divulgação do documento.