Conferência Nacional de Saúde Ambiental – Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente

Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente” é o lema da 1.ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental (CNSA) no Brasil.

I Conferência Nacional de Saúde Ambiental - Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente

Esta 1.ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental é uma iniciativa dos Conselhos Nacionais de Saúde, Cidades e Meio Ambiente, tendo em conta as deliberações das Conferências Nacionais de Saúde (13ª), das Cidades (3ª) e do Meio Ambiente (3ª).

A 1.ª CNSA, instituída por meio de Decreto Presidencial, tem como lema: “Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!” e como tema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”.

Este evento será o culminar de uma série de etapas municipais, estaduais e do Distrito Federal e que terminarão já no próximo dia 30 de Outubro (ver conferências). A etapa nacional da 1.ª CNSA terá lugar em Brasília-DF, de 9 a 12 de dezembro de 2009.

A ação humana sobre a natureza tem causado impactos cada vez mais graves sobre a saúde humana e os ecossistemas do planeta. Associada a um panorama de desigualdades sociais e econômicas, a degradação ambiental aponta para conseqüências que já vivemos no presente: o esgotamento dos recursos naturais; os processos acelerados de desertificação; a intensificação de eventos climáticos extremos; a crise urbana relacionada à carência de serviços de saneamento básico, habitação, transporte e segurança pública; poluição química de ambientes urbanos e rurais; e a emergência e reemergência de doenças.

Estes problemas são interdependentes, seus impactos vão além das fronteiras locais e seus efeitos são produzidos e sentidos pelas populações. A busca de soluções para este quadro diversificado requer a formulação e gestão de políticas públicas interdisciplinares, integradas, intersetoriais, participativas e territorializadas. Neste sentido, surge a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental, a ser realizada em três etapas (municipais, estaduais e nacional), tendo como tema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”.

Nós temos vindo a acompanhar (à distância) todo o percurso que irá culminar em Brasília e sabemos que, do lado de lá do Atlântico, aquilo que vamos escrevendo por cá não lhes é indiferente. Há alguns meses atrás, ainda antes de terminar a etapa municipal, alguém nos escreveu dizendo:

Olá, amigo!
Muito interessante. Aqui no Brasil estamos caminhando para a I Conferência Nacional de Saúde Ambiental. Seu blogue será uma fonte importante de informações.
Abção, paz e bem!

Bruno, um abraço também para você.

“Pare, Escute e Olhe” vence o Cine’Eco 2009

Pare, Escute e Olhe” é o título do documentário que venceu a XV edição do Festival Internacional de Cinema Ambiente de Seia (Cine’Eco), garantindo para Jorge Pelicano o principal troféu do Cine’Eco 2009, o Grande Prémio do Ambiente, atribuído pelo Júri Internacional, o Grande Prémio da Lusofonia e o Prémio Especial da Juventude. Pois!…  “Pare, Escute e Olhe” açambarcou por completo os três trofeús deste festival.

Pare, Escute e Olhe

Pare, Escute e Olhe” é “uma viagem por um Portugal profundo e esquecido, conduzida pela voz soberana de um povo inconformado, maior vítima de promessas incumpridas dos que juraram defender a terra”.