Segurança do Doente

Segurança do Doente

O tema da segurança do doente tornou-se, na última década, uma questão central na agenda política de muitos países da Europa e um pouco por todo o mundo, sendo reconhecida como uma componente fundamental da qualidade dos cuidados prestados. Diversos estudos revelaram que 3% a 17% das admissões hospitalares resultaram em eventos adversos, definidos como um acontecimento não intencional decorrente da prestação de cuidados de saúde e que teve como consequência dano (ou lesão) cujo impacto se reflectiu num prolongamento do internamento hospitalar ou que resultou em incapacidade ou morte.

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e a Escola Nacional de Saúde Pública vão promover um Ciclo de Conferências dedicado à temática da Segurança do Doente. Neste contexto, realiza-se no próximo dia 3 de Dezembro de 2009, a 1ª Conferência deste Ciclo.

Os potenciais interessados poderão fazer a sua inscrição até ao fim do dia de hoje (ver programa).

Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas

Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas

Estamos a pouco mais de seis dias para o início da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas , que se realiza entre os dias 7 e 18 de Dezembro de 2009 em Copenhaga (capital dinamarquesa). Esta conferência “tem como principal objectivo a celebração de um acordo internacional global que permita reduzir as emissões nos países desenvolvidos, limitar o aumento das emissões nos países em desenvolvimento e financiar as acções destinadas a mitigar os efeitos das alterações climáticas e os esforços de adaptação desenvolvidos pelos países pobres” e da qual se espera um acordo para substituir o Protocolo de Quioto, que expira em 2012.

The United Nations climate change conference in Copenhagen (COP 15) will be a turning point in the fight to prevent climate disaster. The science demands it, the economics support it, future generations require it. In early December, negotiators, ministers and world leaders will assemble in the Danish capital to give the people of all nations a strong answer to this common, global threat of climate change.

At Copenhagen, governments must reach agreement on all the essential elements of a comprehensive, fair and effective deal on climate change, that both ensures long-term commitments and launches immediate action. We have the opportunity now to shape our common future and that of generations to come, for the better.

Climate change is a terrible threat, but beating climate change is a historic opportunity to turn humanity onto a path of sustainable growth for everyone. The solutions to climate change will vitalize economies, stabilise environments, and build secure, fairer, more innovative societies. Not only must we act, it makes no sense not to act.

In September, at the UN climate change summit in New York, over 100 world leaders stood up and committed to seal a successful Copenhagen climate deal. The world now expects its leaders and the negotiations to deliver the ambitious outcome needed to turn the tide.

I would like to express my sincere gratitude to the Danish government for its generous invitation to host this fifteenth United Nations Climate Change Conference in Copenhagen and the enormous commitment and work it has shown to make it a success. The time for climate action is now, at Copenhagen.

Yvo de Boer
UNFCCC Executive Secretary

Entretanto sugiro-vos a leitura de um documento (Alterações Climáticas: dos pontos essenciais para um acordo justo, ambicioso e vinculativo em Copenhaga) da Quercus, assim como uma visita ao respectivo blogue.

Os efeitos das alterações climáticas e a saúde dos portugueses

De acordo Paulo Diegues, chefe da Divisão de Saúde Ambiental da Direcção-Geral da Saúde (DGS), o aumento da procura por serviços de emergência devido a problemas do sistema cardio-respiratório relacionados com a poluição e doenças transmissíveis pela água ou pelos alimentos, vem enfatizar a dimensão do problema das mudanças climáticas e dos seus efeitos na saúde dos portugueses.

Segundo aquele especialista, que em 1996 foi meu monitor de estágio nos então Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Setúbal, esta situação afecta o mundo – confrontado com as mudanças climáticas -, mas mais particularmente a Europa.

“Estima-se que mais de 370 mil pessoas na Europa sejam afectadas por problemas de poluição atmosférica, atribuídos em grande parte às alterações climáticas”, explicou à Agência Lusa.

As ondas de calor de 2003, 2005 e 2006, a seca em 2004 e 2005 e as inundações em Outubro e Novembro de 2006 são exemplos de fenómenos climáticos extremos – intensificados pelo aquecimento global – em Portugal, com graves riscos para a saúde pública.

De acordo com informação da DGS, “estas alterações de frequência e intensidade dos fenómenos climáticos extremos constituem graves riscos para a saúde humana”.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a mais famosa onda de calor em Portugal foi registrada em 2003, e ficou associada a um excesso de mortalidade de mais 1953 óbitos, dos quais 89% registaram-se em indiví­duos com idades iguais ou superiores a 75 anos.

Em função disto, as autoridades de saúde implementaram, a partir de 2004, um plano de contingência para ondas de calor com o objectivo de “minimizar os efeitos negativos do calor na saúde”.

Em 2006 foi registado o quinto Verão mais quente de Portugal desde 1931, com cinco ondas de calor meteorológicas.

Em relação à chuva, as projecções apontam para “uma redução da precipitação durante a Primavera, Verão e Outono, mais evidente na região Sul, e para uma maior frequência de episódios de precipitação intensa”.

Os efeitos das mudanças climáticas levaram as autoridades de saúde a elaborar planos de contingência e a monitorizar, além das ondas de calor, os níveis de ozono.

Estes fenómenos contribuíram igualmente para a reactivação do sistema de vigilância de vectores em Portugal (Programa REVIVE).

VI CMATIC – Congresso Nacional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção

Não faz muito tempo que recebemos a mensagem de correio electrónico que a seguir transcrevemos e à qual chamamos especial atenção àqueles que nos seguem do Brasil.

VI CMATIC - Congresso Nacional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção

«O Comitê Permanente Nacional (CPN) Sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção estará realizando, em parceria com a FUNDACENTRO, o MTE [Ministério do Trabalho e Emprego] e Entidades representativas de Trabalhadores e de Empregadores, o VI CMATIC – Congresso Nacional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção,  em Belém do Pará, de 6 a 9 de Dezembro de 2009.

Este será o principal evento de âmbito nacional voltado às questões de segurança e saúde no trabalho na Indústria da Construção do Brasil, com o tema central “Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde para o Trabalho Decente”,  visando o trabalho decente e seguro como fator de produtividade e crescimento econômico.

A participação dos membros componentes do CPN,  dos CPRs [Comitês Permanentes Regionais] e dos Grupos de Apoio Técnico e Científico que assessoram os CPRs, será de extrema importância  e contribuirá imensamente para o fortalecimento do sistema CPN/CPRs e para as conclusões que serão tiradas do evento que nortearão as ações desses comitês em sua busca constante por melhores condições de segurança e saúde nos ambientes de trabalho da indústria da construção do Brasil.

Neste sentido pedimos às Entidades, de Governo, de Trabalhadores e de Empregadores, que invistam todos os esforços possíveis para a participação de seus representantes  nesse importantíssimo evento.»

A Saúde Ambiental Portuguesa no X Congreso Español y I Iberoamericano de Sanidad Ambiental

X Congreso Español y I Iberoamericano de Sanidad Ambiental

Está agora a fazer um mês que teve lugar na Corunha o X Congreso Español y I Iberoamericano de Sanidad Ambiental. Este evento, organizado pela Sociedad Española de Sanidad Ambiental (SESA), havia sido publicitado por nós em Dezembro de 2008.

Infelizmente não pudemos estar presentes, mas a Saúde Ambiental Portuguesa fez-se representar no seu melhor.

No Comité Científico esteve o presidente da Sociedade Portuguesa de Saúde Ambiental, Rogério Nunes.

Raquel Santos, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja, apresentou a comunicação “La formación superior de salud ambiental”, inserida na sessão plenária dedicada a “Las herramientas de la nueva sanidad ambiental”.

Em relação a resumos submetidos, Rogério Nunes apresentou, em co-autoria com Cidália Guia  e Raquel Santos, pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja, a comunicação “Intervenção Comunitária no Ensino Superior de Saúde Ambiental”, que decorreu em sessão paralela. Houve ainda uma outra comunicação, igualmente em sessão paralela, intitulada “Sistema de Informação em Saúde Pública”, apresentada por Mário Durval, médico de saúde pública.

X Congreso Español y I Iberoamericano de Sanidad Ambiental (comunicações)

Para que possam aceder a todas as comunicações do evento – e mais algumas informações – sugiro-vos que descarreguem o Volume IX, Número 1 da Revista de Salud Ambiental ou que acedam ao sítio oficial do X Congreso Español y I Iberoamericano de Sanidad Ambiental.

Parabéns aos colegas! 

Suporte Básico de Vida – ideias chave

Para já, e a propósito do Suporte Básico de Vida (SBV), fazemos nove perguntas:

  1. Sabem como garantir as condições de segurança para abordar alguém que necessita de ajuda?
  2. Conhecem a cadeia de sobrevivência?
  3. Cconseguem identificar uma vitima inconsciente?
  4. Conhecem o algoritmo do SBV?
  5. Posição Lateral de Segurança (PLS) o que é? Para que serve? Como fazer PLS?
  6. Sabem identificar alguma situação de paragem cardíaca?
  7. Sabem como realizar manobras de compressão torácica?
  8. Conseguem fazer ventilação artificial?
  9. Sabem onde podem frequentar um curso de SBV?

Peço-vos desculpa, mas apenas irei responder à última questão. É simples! Podem fazê-lo na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

Suporte Básico de Vida

Se quiserem respostas para as primeiras oito perguntas, inscrevam-se na sessão de “90 minutos com o Pedagógico” alusiva a este tema e que decorrerá já no próximo dia 2 de Dezembro, a partir das 16 horas. Apesar da entrada ser livre, a inscrição é obrigatória e poderá ser feita até às 14 horas do próprio dia. Igualmente interessante é o facto desta iniciativa estar, de facto, aberta a qualquer interessado externo àquela escola.