Manual de Segurança – Construção, Conservação e Restauro de Edifícios

Manual de Segurança - Construção, Conservação e Restauro de EdifíciosHoje proponho-me apresentar-vos um livro. Refiro-me ao Manual de Segurança – Construção, Conservação e Restauro de Edifícios, naquela que é a sua 3.ª Edição, revista e actualizada.

Este livro aborda um tema de grande actualidade e interesse, principalmente para os nossos leitores, sejam eles Técnicos de Saúde Ambiental, Técnicos de Segurança e Higiene do Trabalho (superiores ou não) ou estudantes. De acordo com os dados estatísticos divulgados pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), cerca de metade dos acidentes mortais de trabalho, objecto de inquérito, ocorreram na área da construção. Desconhecemos a situação nos restantes países da Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa, mas admitimos que não será muito diferente.

Os temas em destaque neste manual são: a prevenção de acidentes e doenças profissionais em obras de construção, remodelação, adaptação/reconversão, recuperação e conservação de edifícios que, utilizando uma linguagem fácil e acessível, acaba por disponibilizar um alargado conjunto de preceitos e conselhos de segurança relativos a:

  • Organização do estaleiro;
  • Contextos de trabalho;
  • Máquinas e equipamentos de obra;
  • Funções e categorias profissionais.

Pela sua novidade e arquitectura modular, que permite uma busca fácil e rápida dos assuntos, este manual constitui um precioso auxiliar para técnicos de segurança, directores de obra, preparadores de trabalho, pequenos empreiteiros, bem como para estudantes e todos os que no seu dia-a-dia necessitam de conhecimentos de segurança em obras.

Interessante? Julgo que sim. E nós temos um exemplar para oferecer aos nossos leitores.

Os interessados devem ser subscritores do Saúde Ambiental… por correio electrónico (subscrever) e colocar um comentário sobre um qualquer tema, num qualquer post do blogue, entre a data de hoje e o fim do mês de Novembro. Durante o primeiro dia do mês de Dezembro contamos anunciar aqui o leitor que irá receber este livro em casa, que será escolhido fazendo-se uso do RANDOM.ORG, situação semelhante à verificada em ocasiões anteriores.

Todos, sem excepção, podem participar, incluindo aqueles que nos acompanham além fronteiras (Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, etc…).

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

3 Comments

  1. Boa tarde,
    Sou Técnica Superior de Higiene e Segurança no Trabalho, e exerço as minhas funções numa unidade hospitalar provada, gostaria de obter mais informações sobre acções de formação e pós-graduações na área da Saude Ambiental/Ocupacional, a decorrer em 2010, no Algarve, ou em Lisboa, e de que forma poderei aceder a essas acções.
    É muito importante para mim obter mais valências nessas áreas, e infelizmente, no Algarve estamos esquecidos.
    Agradeço a vossa resposta.

  2. Já foi encontrado a contemplada com o livro “Manual de Segurança – Construção, Conservação e Restauro de Edifícios”. Parabéns à Tânia Gonçalves.

  3. Liliana Gonçalves MonsterID Icon Liliana Gonçalves

    Parece-me ser um livro bastante útil para quem trabalhe ou venha a trabalhar nesta área. Gostaria de felicitá-lo ainda pelos passatempos que tem proporcionado aos seus leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *