web analytics

Mar Português, um filme de Francisco Manso, em antestreia dia 16 de Dezembro às 21h30m, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Mar Português

O documentário Mar Português, de Francisco Manso, vai ser apresentado em antestreia na Fundação Gulbenkian na próxima quarta-feira, 16 de Dezembro, às 21h30, no Auditório 2. O filme foi realizado em co-produção com a RTP2 e teve o apoio financeiro do Ministério da Cultura / Instituto do Cinema e Audiovisual. O guião foi elaborado por Álvaro Garrido, historiador e Director do Museu Marítimo de Ílhavo.

Num momento em que mais de metade dos recursos piscatórios do planeta se encontram ameaçados devido às práticas de pesca excessiva, “a condição de Portugal como estado costeiro de grandes dimensões, dotado da maior Zona Económica Exclusiva dos países da União Europeia, e a inviabilidade de uma economia marítima centrada na extracção de recursos vivos marinhos – a pesca e indústrias derivadas –, impõem uma nova relação com o mar”, lê-se na sinopse do filme.

Se o mar continua a significar pouco no conjunto da riqueza criada pelo País – apenas 0,6% do PIB – e as actividades marítimas tradicionais (a pesca, o transporte de mercadorias e a construção naval) decaíram, surgiram porém indústrias novas e alternativas, em regra muito exigentes em termos de monitorização tecnológica, das quais as principais são a aquicultura e a hidrotermia (o aproveitamento da energia das ondas). É assim que “a dimensão concreta e imaginária do ‘mar português’, a geopolítica e a capacidade acumulada pela tradição do trabalho no mar têm justificado apelos de regresso ao mar e inspirado diversas teses para uma organização integrada das suas indústrias”, defendem os autores deste documentário, lançando a questão “Como aproveitar as potencialidades económicas, ainda pouco conhecidas, da imensa Zona Económica Exclusiva portuguesa?”.

A sessão de antestreia do filme contará com as intervenções de Emílio Rui Vilar, Presidente da Fundação Gulbenkian, de Jorge Wemans, director da RTP2, do realizador Francisco Manso, e ainda de Mário Soares, na qualidade de Presidente da Comissão Mundial Independente para os Oceanos.

Mar Português será posteriormente exibido na RTP2, no dia 19 de Dezembro.

Mais informações: 21 782 32 66 (Serviço de Comunicação FCG).

Nota: informação recebida por correio electrónico via Fundação Calouste Gulbenkian.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *