As estatísticas de 2009 do Saúde Ambiental…

Tal como já haviamos feito no ano passado (O fecho de contas…), hoje iremos fazer também um balanço daquilo que o ano que entretanto terminou representou para o blogue Saúde Ambiental…
Segundo um dos contadores de visitas que usamos, o StatCounter, em 2009 tivemos um aumento de cerca de 300% de visitantes únicos face ao ano anterior. Como poderão constatar na gráfico abaixo, temos registado um aumento relevante de visitantes e, já neste ano, o aumento por trimestre acompanhou a tendência do ano passado, tendo-se passado de um valor de 17265 no primeiro trimestre para mais de 36000 no último. O mês que mais contribuiu para os valores que obtivemos neste ano foi o de Novembro (tal como no ano passado), que se veio a confirmar como o melhor mês, desde sempre, naquilo que diz respeito a visitantes. Para terem uma ideia, o número médio de visitas diárias naquele mês pautou-se pelas 475 (mínimo de 230 e máximo de 704). Estamos, mais uma vez, a falar de visitantes únicos.
Gráfico com estatísticas trimestrais desde Janeiro de 2008 até Dezembro de 2009
Recorrendo ao Google Analytics, podemos dizer que os cinco posts mais visitados, resultado de entradas directas através dos motores de pesquisa (e sem contar com a página principal do blogue), foram, pela respectiva ordem:
  1. Gripe A (H1N1) (1451 visitas);

De acordo com a mesma fonte, os cinco termos mais utilizados nas pesquisas efectuadas nos motores de busca e que resultaram em visitantes para o blogue que entraram pela página principal, foram:

  1. tabela nacional de incapacidades 2009
  2. associação portuguesa de gestão de risco em estabelecimentos de saúde;
  3. agrupamento de centros de saúde;
  4. home nosso planeta nossa casa; e
  5. tecnicos superiores de saude.

Desta lista foram excluidos os termos que ocupam as duas primeiras posições, nomeadamente: saude ambiental, saúde ambiental. As mais de 51000 visitas, oriundas dos motores de pesquisa, chegaram até nós através de 28878 palavras-chave diferentes.

Para finalizar, apresento-vos a lista dos sítios que mais visitantes nos trouxeram:

Desta lista excluí os motores de busca e as entradas directas por estarmos na lista de favoritos dos visitantes ou por termos sido referenciados por correio electrónico.

Agradeço, mais uma vez e sem excepção, a todos aqueles que nos visitam, por terem feito do blogue Saúde Ambiental… aquilo que ele é hoje. Muito obrigado!

Se o ano de 2009 não foi ainda o Tal ano, que o próximo seja MESMO!… Mas mais uma vez vos digo: – façamos por isso.

FELIZ 2010!