Concurso Europeu – Desenha-me um Direito

A Oikos está a promover em Portugal a 4.ª edição do Concurso de cartazes para jovens no âmbito do 20.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, lançado pela Comissão Europeia a todos os países membros.

Pretende-se que crianças e jovens aprendam mais sobre os seus direitos e manifestem a sua opinião sobre o assunto. Para participarem devem criar equipas de 4 pessoas (idades entre 10-14 ou 15-18 anos) com um supervisor adulto.

Os participantes devem escolher um direito específico da Convenção para a ilustração no cartaz em formato A2. Dentro da temática, são livres de desenhar o que querem, como querem – à mão, em computador, com recortes, colagens… até onde a criatividade levar.

As equipas devem fazer uma pré-inscrição no website do concurso. No website estão disponíveis vários materiais de apoio bem como a Convenção sobre os Direitos da Criança e o regulamento detalhado do concurso.

O cartaz deve ser enviado para as instalações da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento até dia 19 de Março de 2010, acompanhado do formulário de inscrição devidamente preenchido.

Após uma primeira selecção das obras a nível nacional, haverá uma cerimónia de entrega de prémios e as três equipas vencedoras de cada grupo entram automaticamente em competição europeia, onde Portugal já conseguiu dois lugares nas últimas competições! 

Os vencedores europeus têm como recompensa uma visita a Bruxelas para descobrirem a cidade e as instituições europeias, participando numa cerimónia europeia de entrega dos prémios presidida por Jacques Barrot.

Em Portugal, à semelhança dos últimos quatro anos, o Concurso será coordenado pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, em colaboração com a Representação da Comissão Europeia.