Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) abre portas à Saúde Ambiental

Foi hoje notícia, no Jornal  Destak, que recém-licenciados do curso de Saúde Ambiental da Escola Superior de Saúde de Beja vão poder estagiar na Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) para aplicarem conhecimentos que adquiriram ao longo da sua formação, em particular na área da segurança, higiene e saúde no trabalho.

Esta é, sem dúvida, uma excelente notícia que pode ser lida na integra aqui. Parabéns aos colegas que estiveram na génese do protocolo entretanto assinado e que propícia esta “nova” oportunidade.

A dúvida que entretanto me assola é se, referindo-se eles a “recém-licenciados”, estaremos nós a falar de estágios profissionais? Só pode!

Sistemas de Gestão Integrados de Ambiente, Qualidade e Segurança e Auditorias

Irá começar a 20 de Fevereiro de 2010 o Curso em Sistemas de Gestão Integrados de Ambiente, Qualidade e Segurança e Auditorias, promovido pela Escola superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e cujo prazo de candidatura termina a 5 de Fevereiro.

Este curso surge pelo facto de cada vez mais as organizações implementarem Sistemas de Gestão nas áreas do Ambiente, da Qualidade e da Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho, verificando-se como vantajosa a integração dos mesmos. Neste contexto as organizações requerem técnicos com conhecimentos nestas áreas, dando preferência a técnicos com policompetência.

Com este curso pretende-se oferecer os conhecimentos essenciais para a integração e auditoria a Sistemas de Gestão AQS, de forma a proporcionar um maior nível de versatilidade e qualificação aos seus formandos nestas áreas de trabalho.

Os formandos deverão adquirir conhecimentos no domínio da implementação dos Sistemas de Gestão Integrados (Ambiente, Qualidade e Segurança – AQS) e nas técnicas e metodologias de realização de auditorias a estes sistemas:

  • Adquirir bases para a Implementação de Sistemas Integrados de Gestão ASQ – requisito a requisito;
  • Compreender a principal legislação Ambiental e de Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho (SHST);
  • Compreender técnicas e metodologia de auditoria a Sistemas Integrados de Gestão AQS – ISO 19011;
  • Compreender como se prepara, realiza e elabora o relatório de uma auditoria a Sistemas Integrados de Gestão AQS, através de exercícios de simulação.

Mais informações aqui (ver folheto).