2010: Ano Internacional da Biodiversidade

Segundo a informação que recebemos da  Naturlink, O Ano Internacional da Biodiversidade é uma iniciativa da Assembleia Geral das Nações Unidas para promover a consciencialização da sociedade no que respeita à importância da biodiversidade, às ameaças que enfrenta, e à urgência dos esforços para promover a sua conservação.

São quatro as mensagens que serão veiculadas através das inúmeras acções e actividades que decorrerão um pouco por todo o mundo ao longo de 2010:

  1. Os humanos fazem parte da rica diversidade da Natureza e têm o poder de a proteger ou destruir;
  2. A Biodiversidade, a variedade de vida na Terra, é essencial para manter as redes e os sistemas que nos proporcionam saúde, riqueza, alimento, combustível bem como os serviços vitais dos quais dependem as nossas vidas;
  3. As actividades humanas estão a causar a perda da diversidade das formas de vida na Terra a um ritmo muito acelerado. Esta perda é irreversível, empobrece-nos a todos e danifica os sistemas de suporte da vida de que dependemos todos os dias. Mas podemos evitá-la; e
  4. 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade. Vamos reflectir sobre o que já alcançámos no que diz respeito à salvaguarda da biodiversidade e focar-nos na urgência do nosso desafio para o futuro. O tempo de agir é agora.

A nível nacional, a entidade responsável pela iniciativa é a Comissão de Coordenação Interministerial da Convenção sobre a Diversidade Biológica através do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).

O Ano Internacional da Biodiversidade foi lançado oficialmente no passado dia 11 de Janeiro, numa cerimónia que terá tido lugar no Museu de História Natural de Berlim que contará com a presença da chanceler alemã Angela Merkel, do Ministro alemão do Ambiente, Conservação da Natureza e da Segurança Nuclear, Norbert Röttgen, do Director executivo do Programa Ambiental das Nações Unidas e do Secretário executivo da Convenção sobre a Diversidade Biológica, Ahmed Djoghlaf, entre outras personalidades.

Já fez alguns meses que, entre amigos, fiz alusão à relevância que 2010 teria para a Biodiversidade. Na altura, e porque não quis adiantar muito sobre o tema, a dúvida terá pairado no ar. E agora, já sabem o porquê daquela minha afirmação? 😉