web analytics

Dia 18 de Fevereiro de 2010 (quinta-feira), entre as 17h00 e as 19h30, na Biblioteca de Serralves, nas Conversas Sobre o Ambiente, vamos falar de energia. Um evento de entrada gratuita mediante inscrição prévia para o telefone 226156587 ou por correio electrónico.

Mais eficiência, menos consumo. Será esta a solução?
Tal como a energia e o desenvolvimento económico, a energia e o consumo estão fortemente relacionados.
O consumo de energia está sempre presente no nosso dia-a-dia. Basta pensarmos na electricidade gasta no aquecimento das habitações, na utilização de meios de transporte e nas necessidades energéticas, por exemplo, do sector industrial e do comércio.
Acresce que o uso de energia nem sempre é eficiente, tendo a sua produção, muitas vezes, também graves impactes em termos sociais, ambientais e económicos. É imperativo agirmos, pelo que temos de nos consciencializar do impacte que cada um de nós, ao nível individual e global, tem em termos de energia consumida.
Como podemos alterar os nossos hábitos? Como ser eficiente continuando a depender da energia para o nosso dia-a-dia? Que papel temos enquanto consumidores na economia energética do país? Serão os novos planos e reformas suficientes para conseguir maior sustentabilidade energética? Estas e outras questões serão abordadas neste debate, procurando uma reflexão alargada e um despertar para comportamentos mais eficientes.

Esta “conversa” terá como convidados: Tatiana Mendonça da Associação Portuguesa de Defesa do Direito dos Consumidores (DECO); Eduardo Oliveira Fernandes da Agência de Energia do Porto (AdEPorto); e João Paulo Calau da Agência para a Energia (ADENE). A moderar estará Arminda Deusdado da Biosfera.

Esta é uma informação que nos fizeram chegar via OPTDT Pró-Ordem, com um pedido de divugação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *