Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica em greve, outra vez!

Transcrevo parte do comunicado conjunto do Sindicato das Ciências e Tecnologias da Saúde (SCTS) e do Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (SINDITE), referente à greve entretanto convocada para os próximos dias 31 de Maio e 1 e 2 de Junho de 2010.

Como foi ampla e detalhadamente informado, através dos comunicados de Abril e Maio, no dia 26 de Março o Ministério da Saúde apresentou uma proposta negocial que se caracterizava por:

  1. Violar os compromissos firmados no dia 5 de Fevereiro, os quais determinaram a suspensão da greve decretada para os dias 17 – 18 – 19 de Fevereiro
  2. Pretender criar 3 carreiras em vez de fundir as actuais duas de TDT e TSS
  3. Não apresentar qualquer proposta de articulado das hipotéticas carreiras
  4. Fazer arrastar indefinidamente as negociações sem concretização de qualquer objectivo

Efectuadas duas reuniões de negociação, nos dias 13 e 26 de Abril, nas quais os sindicatos (SCTS E Sindite) defenderam as suas propostas, nomeadamente com a apresentação pelo Sindicato das Ciências e Tecnologias da Saúde de um documento onde se demonstrava e fundamentavam as propostas sindicais, constatamos que o Ministério da Saúde tinha uma única estratégia: fazer passar tempo.

Dado todo o historial de incumprimento de acordos do Ministério da Saúde, as direcções sindicais decidiram, igualmente:

  1. Não aceitar mais promessas do Ministério da Saúde, salvo se estas forem constituídas em acordos formais, públicos e assinados pelas partes envolvidas nas negociações.
  2. Destes acordos conste o projecto de revisão das carreiras para os colegas em regime de contrato público e contrato individual de trabalho.
  3. O acordo a firmar integre os projectos de revisão das carreiras, de acordo com as negociações efectuadas durante o ano 2009, bem como todas as matérias constantes das propostas sindicais, apresentadas em reunião de negociação efectuada no dia 13 de Abril (ver comunicado conjunto de Abril)
Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

2 Comments

  1. TDT saúde ambiental MonsterID Icon TDT saúde ambiental

    Não compreendo o pq de tanta demora nas negociações com o MS…
    Os TDT actualmente são LICENCIADOS, e portanto a discussão TDT vs TSS nem faz sentido nenhum… Todos os TDT deveriam ser incluídos na carreira de TSS a partir do momento em que foi implementado o processo de bolonha nas ESTeS…

  2. Sérgio Cardoso MonsterID Icon Sérgio Cardoso

    Só espero que os colegas adiram à greve e mostrem a sua verdadeira força e indignação… estamos a precisar disso…

    Sérgio Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *