Habitatz “biodiversidade sem limites”

A pedido, divulgamos o projecto Habitatz  “biodiversidade sem limites”: uma iniciativa da Comissão Europeia, desenvolvida pela empresa Gobius Comunicação e Ciência.

O projecto é constituído por um conjunto de acções, de abrangência nacional, que visa sensibilizar os cidadãos, em especial os mais jovens, para a Conservação da Biodiversidade, as Políticas Europeias para o Ambiente,Ecossistemas e Espécies Emblemáticas, o Desenvolvimento Sustentável na Europa e os Valores Europeus. Para tal, conta com abordagens artísticas, como o teatro-imagem, máscaras hiper-realistas de espécies ameaçadas (golfinho roaz-corvineiro, águia-imperial-ibérica, salamandra lusitânica e lince-ibérico), uma exposição interpretativa, um concurso de fotografia e vídeos de sensibilização. Conta também com parcerias sólidas com ONG, como a LPN (Liga para a Proteção da Natureza), e empresas, como a CP (Comboios de Portugal), a EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva) e a REFER (Rede Ferroviária Nacional). De 15 de Setembro a 30 de Novembro de 2010, águias, linces, golfinhos e salamandras visitarão escolas, formarão professores e educadores, e andarão “à solta” nos comboios, nos centros citadinos e nas estações ferroviárias.

Conheça melhor estas “espécies-estrela”, ajude-as e passe a mensagem: “A biodiversidade está em todo o lado. Em Portugal e na Europa, temos uma Natureza única para proteger!”

Goste de nós no Facebook.

Mostra de Cinema e Vídeo Ambiental da Rondônia

De acordo com o jornal Rondônia ao Vivo, do Brasil, o Centro de Toxicologia e Saúde Ambiental (CeTSa) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realiza no período de 26 a 29 de Outubro a 1ª Mostra de Cinema e Vídeo Ambiental. A atividade ocorrerá no Auditório da UNIR-Centro das 14 às 17h, com a exibição de filmes seguida de debates.

Nos quatro dias do evento serão exibidos cinco documentários com o objetivo de discutir a temática do meio ambiente e saúde dentro de uma concepção biológica, antropológica, filosófica e social. No primeiro dia da Mostra serão exibidos os documentários “Urubu tem asas”, de Marcos Negrão e André Rangel, e “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado.

Os debates serão realizados após a exibição de cada documentário, com um especialista do tema ou de áreas afins para melhor difundir a mensagem.

As inscrições para a Mostra podem ser feitas pelo e-mail ou no Prédio do CESIR. Haverá emissão de certificado de participação.

Um dos objetivos do evento é possibilitar o despertar da consciência social aos descasos ambientais e sua influência nas condições de vida humana. Para tanto, essa discussão será feita por intermédio do cinema por ser um meio de circulação do conhecimento, de difusão de novas experiências e valores culturais. Além do mais, aprendizagens derivadas das práticas educativas formais e as experiências proporcionadas nos documentários acabam compondo parte da opinião pública, permitindo assim o alcance de ações científicas.

Mais informações podem ser obtidas pelos números (69) 9235-8543, 8431-3370 ou 2182-2268.

Obrigado a quem nos acompanha do outro lado do Atlântico e que com alguma frequência nos faz chegar estas notícias para divulgação.

Troquem a vossa garrafa de plástico por uma SIGG!

É já amanhã, dia 23 de Outubro de 2010, que a SIGG irá promover uma campanha que consiste na troca de uma garrafa de plástico por uma SIGG! É verdade, será uma troca MESMO.

O objectivo é sensibilizar as pessoas para o uso excessivo do plástico e do quanto este é nocivo para a saúde e para o ambiente.

Esta campanha está limitada a 100 unidades por quiosque, portanto convém marcar lugar bem cedo.

Para levantarem a vossa SIGG apenas precisam de deixar uma garrafa de plástico, nome e contacto. Estes requisitos devem-se apenas porque cada pessoa tem direito a uma única garrafa SIGG e as garrafas oferecidas não podem ser trocadas.

As SIGG estarão à vossa espera no Norteshopping, Leiriashopping, Centro Comercial Colombo, Centro Vasco da Gama, Almada Forum, Cascaishopping, Saldanha Residence, Forum Montijo, Algarveshopping e Forum Algarve.

Força… troquem a vossa garrafa de plástico por uma SIGG!

Admitidos ao concurso de ingresso para Técnico de Saúde Ambiental (Serra d’Aire)

Foi publicada hoje a lista de Candidatos Admitidos e Excluídos, para o Concurso de ingresso para Técnico de Saúde Ambiental (Serra d’Aire).

Deixamos aqui a lista (por ordem alfabética) dos Candidatos Admitidos:

  • Ana Cristina Penada da Fonte
  • Ana Rita Figueiredo dos Santos
  • Cláudia Rita Moreira Fernandes
  • Leonel José Monteiro Buço
  • Lígia Rodrigues Alves
  • Márcia de Sousa Monteiro
  • Susana Isabel Coelho Vieira da Silva

Para acederem a toda a informação consultem a Listagem n.º 171/2010. Parabéns aos colegas que conseguiram chegar a esta fase e boa sorte para a que se segue.

Doutoramento: provas dadas em Saúde Ambiental

Aqueles que nos vão acompanhando pelo Facebook (aqui ou aqui) certamente que se recordarão de termos feito referência, no passado dia 12 de Outubro, ao doutoramento de uma colega de Saúde Ambiental. Por aquela ocasião dissemos: – em breve, e na primeira pessoa, daremos mais informações. É hoje e será também hoje que ficarão a saber de quem falamos.

Eu confesso que me sinto privilegiado por ter acompanhado de perto a parte final (últimos dois anos) do muito esforço desenvolvido por esta colega que, à semelhança de outras, deverá ser vista como um exemplo a seguir.

Que este discurso na primeira pessoa vos sirva de inspiração para que almejem mais do que aquilo que vos é “oferecido” de forma gratuita. E uma coisa é certa: – nada se consegue sem esforço e sacrifício.

Consegui!

No dia 11 de Outubro de 2010, ao fim de 2 horas e meia de “provas” terminei o período da minha vida em que vivi intensamente o desafio a que me propus e que iniciei em Março de 2006.

Fui para o laboratório de Micologia do INSA, com a ideia que queria estudar a exposição a fungos dos trabalhadores dos ginásios com piscina, mas sem saber o que era necessário para isso. Apercebi-me das minhas limitações de conhecimento em relação às práticas laboratoriais (dando origem a algumas “piadas privadas” no laboratório) e também em relação à Micologia… Felizmente, os colegas que me receberam foram compreensivos, pacientes e excelentes professores. Foi um período em que “devorei” todos os artigos científicos a que tinha acesso para compensar o meu parco conhecimento na área da Micologia.

O trabalho de campo foi bastante compensador e enriquecedor, pois trabalhei com profissionais com diferentes formações e em formação e consegui partilhar experiências e vivências com outros Técnicos de Saúde Ambiental, Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública, Técnicos de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica e Biólogos.

Confesso que o mais complicado foi conseguir estar tão envolvida no projecto e, ainda, conseguir assegurar e, por vezes, promover os meus compromissos como docente na ESTeSL… não foram períodos fáceis.

A possibilidade de estar envolvida num projecto deste cariz possibilitou-me viajar para apresentar os meus resultados e discuti-los com a comunidade científica internacional, permitindo sedimentar a minha capacidade de arguir e crescer com o projecto.

Durante os 4 anos perdi alguns momentos de qualidade com a minha família mas creio ter sido eu a que mais notei as minhas ausências.

Encorajo todos os que tenham a possibilidade de enveredar pela investigação e de se entregarem a um projecto de “corpo e alma”. Creio que, enquanto professora, o doutoramento é uma etapa essencial ao nosso crescimento profissional e sou da opinião que “quem não investiga, não tem nada para ensinar” como alguém, recentemente, verbalizou… palavras sábias…

Durante este processo, além da minha família, os meus amigos no laboratório e na ESTeSL foram essenciais em todos os momentos vividos de alegria, frustração, motivação, desespero, e, por último, de realização pessoal… Muito obrigado a todos.

Quis o acaso que fosse a primeira licenciada em Saúde Ambiental a obter o doutoramento… espero que seja a primeira de muitos…

Carla Viegas[,PhD]

Quis o acaso que um dia a(s) Viegas se cruzasse no meu caminho. Colega(s), parabéns e muito obrigado!

Cine’Eco 2010

Começou hoje e terminará no dia 23 de Outubro o Cine’Eco 2010. Estamos a falar do 16.º Festival Internacional de Cinema e Video do Ambiente de Seia.

Trata-se de um festival internacional de cinema dedicado á temática ambiental, no seu sentido mais abrangente, ao qual concorreram habitualmente mais de 400 documentários, oriundos de mais de 30 países e dos quais são seleccionados anualmente cerca de 50 para a categoria internacional e outros tantos para a Lusofonia.