Blog Action Day 2010: a água, poupar é preciso!

Foi a 29 de Setembro que aludimos ao Blog Action Day 2010 e ao tema que deverá ser alvo de atenção um pouco por toda a blogosfera neste dia 15 de Outubro.

A verdade é que nos últimos tempos temos já dedicado algumas das nossas mensagens a esta temática e à sua qualidade (a da água). A última foi a propósito da Grande Reportagem da SIC – Desta Água Beberei? e sobre a qual vos sugerimos que leiam a nota de imprensa da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), onde dizem ser clarificada a situação (obrigado ao colega que nos vez chegar esta informação).

Se é verdade que a qualidade da água é algo com que nos devemos preocupar, não menos verdade deverá ser a preocupação que teremos que, invariavelmente, assumir em relação a sua poupança.

Então, porque poupar é preciso (!), deixo-vos aqui algumas dicas para poupar água, que recolhi no sítio da APRH (Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos).

Chuveiro
Consumo: Um chuveiro gasta entre 6 a 25 litros por minuto, conforme o modelo e a pressão da água. Um duche de 15 minutos, com a torneira meia aberta, gasta cerca de 240 litros.
Economia: Se fechar a torneira enquanto se ensaboa e diminuir o tempo do duche para 5 minutos diminui o consumo para cerca de 80 litros. Um chuveiro com sistema redutor de caudal pode economizar 80%.

Banheira
Consumo: As banheiras têm uma capacidade média entre 150 a 200 litros. Encher a banheira para um banho de imersão, equivale a um duche de 15 a 20 minutos.
Economia: Uma forma de economizar é encher até metade ou menos, mantendo a mesma água durante o banho.

Lavatório da Casa de Banho
Consumo: As torneiras dos lavatórios jorram cerca de 9 litros por minuto. Um consumo de 12 litros por dia (4 lavagens de 20 segundos). Ao escovar os dentes, durante 5 minutos com água a correr, gasta em média 45 litros de água!
Economia: Lavar os dentes, usando um copo com água e a torneira fechada reduz o desperdício. Se colocar uma tampa no lavatório ao fazer a barba, gasta apenas 2 litros de água.

Autoclismo
Consumo:Um terço da água que se gasta em casa é proveniente das descargas do autoclismo: 10 litros de água são consumidos cada vez que o autoclismo funciona.
Economia: Se colocar uma garrafa de 1,5 litros dentro do depósito, a capacidade diminui. O consumo de água reduz para 8,5 litros por disparo. Outra solução é escolher  um autoclismo de duplo depósito, de uso mais racional.

Lava-Louça
Consumo: Lavar a louça com a torneira meia aberta durante 15 minutos, representa um consumo de cerca de 100 litros de água.
Economia: Deixe os talheres e os pratos de molho dentro da pia antes de lavar. E nao deixe a torneira enquanto os ensaboa. Você estará a economizar cerca de 100 litros de água!

Máquina de lavar-louça
Consumo: Uma máquina de lavar com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta cerca de 40 litros.
Economia: Utilize a máquina de lavar louça, apenas quanto estiver cheia.

Tanque
Consumo: Uma lavagem com a torneira meia aberta pode significar um consumo superior aos 200 litros em 15 minutos.
Economia: Deixe as roupas de molho e use a mesma água para lavar e ensaboar.

Máquina de Lavar-Roupa
Consumo: As máquinas de lavar-roupa, sem dúvida, imprescindíveis, para além de muita energia, consomem muita água( aproximadamente 100 litros por lavagem).
Economia: Convém enchê-las bem, e no caso de não haver roupa suficiente para uma uma carga completa escolher o programa “meia carga”, que será suficiente.

Mangueira
Consumo:  São necessários cerca de 230 para lavar um carro e aproximadamente 260 para regar um jardim durante 15 minutos.
Economia: Quando decidir lavar o carro, faça-o com a ajuda de uma esponja e de um balde. Evite passar horas com a mangueira a correr. Regue o jardim ao fim do dia ou durante a noite.

Piscinas
Consumo: Perde até 3 800 litros de água por mês por evaporação, o que chega para abastecer uma família de 4 pessoas durante um ano e meio (água potável).
Economia: Se aplicar uma cobertura na piscina reduz a perda de água, por evaporação, em cerca de 90%.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *