Grande Reportagem da SIC – Desta Água Beberei?

Desta Água Beberei? é o título da Grande Reportagem emitida esta noite na SIC. Mais que uma reportagem, eu diria que se trata de uma aula da Unidade Curricular de Gestão da Qualidade da Água, de um qualquer curso de Saúde Ambiental.

Desta Água Beberei?

Mais de metade das análises feitas ao cloro na água da torneira provam que o risco de contaminação é real. A SIC e a Quercus fizeram mais de 130 análises em todo o pais. Os níveis de desinfectante estão fora do intervalo de segurança recomendado pela União Europeia em 57 por cento dos casos (veja os resultados das análises na infografia).

Foi, de facto, uma reportagem interessante, ainda que apresentasse algumas incongruências. Se em algumas ocasiões se atribuíam as “culpas” às entidades gestoras, noutras as falhas estavam nas redes prediais.

Acabámos por nunca ficar a saber o procedimento/protocolo de colheita seguido e nunca foram ouvidos, pelo menos na reportagem isso nunca foi evidente, os Técnicos de Saúde Ambiental e as Autoridades de Saúde das Unidades de Saúde Pública. Julgamos que isso seria importante porquanto cabe-lhes a responsabilidade de assegurar a vigilância sanitária dos sistemas públicos de abastecimento de água para consumo humano. Será que os Técnicos de Saúde Ambiental e as Autoridades de Saúde não terão também alguma responsabilidade nesta matéria?

Sugerimos-vos uma visita ao sítio da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAS) e uma leitura atenta ao Relatório Anual do Sector de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP), nomeadamente ao volume respeitante ao controlo da qualidade da água para consumo humano.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

One Comment

  1. Sou a entender que uma verificação de Cloro dissovido na água não é uma análise mas sim uma medição da existência ou não de Cloro na água de consumo humano.
    Um Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *