Congresso Internacional de Saúde Ambiental: dia 1

Estamos, desde ontem à noite, por Coimbra.

Apesar dos trabalhos só terem iniciado na manhã de hoje, a verdade é que já desde ontem que o Congresso Internacional de Saúde Ambiental (CISA), que decorre por estes dias em Coimbra, sentou à mesma mesa vários colegas, docentes de Saúde Ambiental de Portugal, Brasil e Espanha.

Os trabalhos começaram à mesa do Trovador, no Largo da Sé Velha onde, por entre um trago de tinto e uma garfada de porco preto, colegas das Escolas Superiores de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Lisboa e Porto, da Escola Superior de Saúde de Beja, da Faculdade de Medicina do ABC (São Paulo) e da Universidad Politécnica de Madrid partilharam experiências.

No entanto, foi hoje pela manhã que os trabalhos tiveram o seu início formal.

Na sessão de abertura foi notória a ausência dos representantes da Direcção Geral da Saúde e da Autoridade para as Condições do Trabalho. Esta foi uma situação alheia à organização e que a meu ver (opinião muito pessoal), em nada prestigia as instituições que se haviam comprometido a ali se fazerem representar.

A primeira sessão plenária, subordinada ao tema Saúde Ambiental: Ensino e Profissão, apesar da ausência do representante da International Federation of Environmental Health, contou com a presença daqueles com quem havíamos tido o prazer de jantar na noite anterior e acabou por ser um momento muito interessante. Interessante acabou também por ser o painel Gestão da Emergência em Saúde Pública.

A partir do meio da tarde, os participantes rumaram a cada um dos auditórios onde tiveram lugar as quatro sessões paralelas. Destas, pouco vos podemos contar porquanto tivemos lugar cativo em apenas uma delas, na qualidade de moderador. Algo que terá sido recorrente em todas as sessões, foi a ausência de alguns dos oradores esperados. Ainda assim, por aquilo que nos foi veiculado, a sessão que moderámos acabou por ser aquela onde se verificou o maior número de comunicações (três das cinco previstas) e o maior número de congressistas assistentes.

Os meus sinceros parabéns ao Reuben Govender (África do Sul) e ao Diogo Sousa Gomes e à Carla Viegas (Portugal), pelas excelentes comunicações apresentadas. Sentimos a falta da Maria de Fátima (Brasil) e do Mohammad Islam (Bangladesh).

Por fim, e já depois da exposição e esclarecimento de posteres, rumámos ao Fórum Coimbra, para o Chá com vista para o Mondego, ao som da Tu Na D’ESTES (um abraço especial ao “bicho” que nos abordou após a actuação e nos vendeu um CD).

E pronto… está feito o relato daquele que foi o primeiro dia do CISA. Valeu pelas comunicações, pelos colegas que revimos e conhecemos (Serranita, um beijo para ti) e pelos estudantes das várias escolas com quem tivemos oportunidade de falar (boa viagem para aqueles que entretanto irão rumar a Madrid).

Se porventura tiverem algo mais a acrescentar àquilo que aqui já foi dito, aproveitem o espaço de comentários para o fazer.

Amanhã, se tivermos oportunidade, voltaremos com mais notícias.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

2 Comments

  1. Maria de Fátima MonsterID Icon Maria de Fátima

    Eu sou a Maria de Fátima que voce sentiu falta no Congresso de Saúde Ambiental em Coimbra, infelizmente não fui apresentar meu trabalho por questões políticas administrativa da coordenação do Ministerio da qual eu era consultora. Gostaria de obter maiores informações sobre o congresso, e saber se voce tem os anais do congresso,
    Atualmente sou consultora da OPAS.
    Um abraço e gostei do seu blog.

  2. Faltou dizer que… parecias um Senhor … de fato e gravata!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *