XI Congreso Español y II Iberoamericano de Salud Ambiental

A Sociedade Espanhola de Saúde Ambiental (SESA) é uma organização que tem mais de 400 técnicos (farmacêuticos, biólogos, médicos, …) que trabalham nas administrações sanitárias espanholas, no âmbito da saúde pública, dedicados à vigilância e ao controlo de factores de risco ambientais e que está a organizar o XI Congreso Español y II Iberoamericano de Salud Ambiental. Este é um evento que terá lugar no palácio Euskalduna de Bilbao (España), de 26 a 28 de Outubro de 2011 e cujo tema será a Avaliação do Impacto Ambiental sobre a Saúde.

Esperamos em breve poder dar-vos mais pormenores do programa, ainda não divulgado, e em Outubro lá nos encontraremos.

Estágios de curta duração para Profissionais de Saúde dos PALOP e de Timor-Leste

A todos os que nos acompanham desde Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e de Timor-Leste…

Está aberto concurso para atribuição de bolsas para estágios de curta duração em Portugal, destinadas a profissionais de saúde dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe) e de Timor-Leste.
Os estágios têm como finalidade uma actualização de conhecimentos e aquisição de maior prática profissional permitindo dar resposta a novos desafios com ferramentas adequadas ao contexto epidemiológico e institucional dos seus países.

As candidaturas devem ser enviadas através do formulário próprio e decorrem até ao dia 30 de Abril de 2011.

Aos interessados, sugerimos que entretanto leiam o regulamento do concurso. Se precisarem de mais informações não hesitem em solicitá-las por correio electrónico.

Jornadas de Engenharia do Ambiente 2011

Foi pelas mãos da Andreia Domingues, a quem agradecemos,  que tivemos conhecimento que o Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente do Instituto Superior Técnico está a organizar, para o próximo mês de Fevereiro, as segundas Jornadas de Engenharia do Ambiente (JEAmb).

Este evento, composto por diversas actividades como palestras, debates e saídas de campo, decorrerá entre os dias 16,17 e 18 de Fevereiro, e divulgará diversas áreas temáticas, tais como: Resíduos, Inovação, Programa Polis e Construção Sustentável.

O terceiro dia das Jornadas será reservado a uma visita técnica à central hidroeléctrica da barragem de Castelo de Bode.

Este evento pretende juntar alunos, professores, investigadores, engenheiros e gestores para apresentar e debater desenvolvimentos recentes nas áreas de Engenharia do Ambiente.

Para mais informações, contactem a Comissão Organizadora das Jornadas de Engenharia do Ambiente – o Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente do Instituto Superior Técnico.

Reconciliation in The Climate Change Debate

É no âmbito do Programa Gulbenkian Ambiente que terá lugar, já no próximo dia 28 de Janeiro, sexta-feira, a sessão Reconciliation in The Climate Change Debate.
Os interessados em assistir a esta sessão poderão fazê-lo, sem inscrição prévia, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, a partir das 15 horas.

É importante o domínio da língua porquanto a sessão decorrerá em inglês sem tradução simultânea.

Nesta conferência, promovida pelo JOINT RESEARCH CENTRE (UE) com a colaboração do PROGRAMA GULBENKIAN AMBIENTE, pretende contribuir-se para a diminuição da tensão no debate actual sobre alterações climáticas. A tensão e a polaridade, onde se jogam não só razões mas também interesses, paixões e reputações, são factores que dificultam um quadro de investigação onde a gravidade e complexidade do processo de alterações climáticas possam ser estudadas numa atmosfera que permita a cooperação de saberes e metodologias, bem como o testar de hipóteses concorrentes que ajudem a explorar pistas e ângulos de observação inéditos. Num tema tão cheio de consequências fundamentais para a possibilidade de um futuro humano viável neste Planeta, vencer a crispação, também através do uso das técnicas de resolução de conflitos num contexto epistemológico, será, sem dúvida, um passo em frente no sentido tanto do aumento do conhecimento como da diminuição da incerteza.

Viriato Soromenho-Marques
Coordenador Científico do Programa Gulbenkian Ambiente

Programa
15h00 – Abertura e introdução
Teresa Gouveia, Administradora da Fundação Calouste Gulbenkian
Ângela Guimarães Pereira, Joint Research Centre

15h10 – The uncertain heretic
Judith Curry, Georgia Institute of Technology

15h30 – Climate – Science and/or Culture?
Hans von Storch, Helmholtz Zentrum

15h50 – Non-violence in Science?
Jerome Ravetz, Universidade de Oxford

16h10 – Discussão

17h00 – Mesa-redonda sobre a resolução de conflitos na investigação climática
Viriato Soromenho-Marques – Moderador
Fred Pearce – Jornalista
Gerald Traufetter – Jornalista
Jean-Paul Malingreau – Representante União Europeia
Jeroen ver der Sluijs – Universidade de Utrecht, Holanda

19h00 – Encerramento

Plano Estratégico dos Resíduos Hospitalares (2011-2016)

Foi publicado hoje, no Diário da República Electrónico, a Portaria n.º 43/2011 que aprova o Plano Estratégico dos Resíduos Hospitalares para o período de 2011-2016 (PERH 2011-2016).

É entretanto criada a  equipa técnica de acompanhamento do PERH 2011-2016, sendo interdisciplinar e integrando dois representantes de cada uma das seguintes entidades, a designar pelos respectivos dirigentes máximos:

  1. Agência Portuguesa do Ambiente;
  2. Direcção -Geral da Saúde; e
  3. Direcção -Geral de Veterinária.

Este é um documento cuja leitura recomendamos, porquanto alude a muitas questões relevantes para o desempenho em Saúde Ambiental.

Na questão da proximidade versus centralização, importa destacar que o grande objectivo das unidades de prestação de cuidados de saúde, em particular dos Estabelecimentos Hospitalares, consiste na prestação de cuidados de saúde, pelo que se considera ser mais razoável e benéfico, quer do ponto de vista de Saúde Ambiental, quer numa perspectiva económico -financeira, quer pelo facto de esta função não constituir objectivo das unidades de prestação de Cuidados de Saúde, que a gestão e a operação das instalações de tratamento de resíduos hospitalares sejam efectuadas por entidades licenciadas para esta actividade, assegurando a componente do tratamento e destino final.

Mãos à Obra Portugal!

A newsletter é de amanhã, dia 20 de Janeiro de 2011, no entanto recebia-a hoje e divulgo-a já porquanto a informação, que tem origem na AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal é relevante e interessará à generalidade dos nossos leitores.

O Projecto Limpar Portugal (ver Limpar Portugal, nós vamos!, Voluntários para Limpar Portugal e Fomos Limpar Portugal) foi um movimento cívico que pretendeu, através da participação voluntária de pessoas e de entidades privadas e públicas, promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável.

Por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa e removendo todo o lixo depositado indevidamente nos espaços verdes, em 2010 mais de 100 mil pessoas limparam o país, de Norte a Sul e Ilhas, num só dia, 20 de Março.

Por que não 200 mil voluntários em 2011?
O Limpar Portugal vai ser reeditado este ano nos dias 19 e 20 de Março.

Não iremos fazer o mesmo trabalho do ano passado, onde grande parte do esforço foi dirigido para remover grandes quantidades de resíduos, monstros e entulhos.

Este ano, deverá ser uma actividade “soft e educativa”, concentrada nos plásticos, vidros, papel/cartão e metais que continuam a ser amontoados um pouco por todo o lado, facilmente separáveis e passíveis de reciclagem.

Não devemos concentrar as nossas energias a limpar, pois não pretendemos continuar a fazer o serviço que cabe às autoridades.

Desafiam-se todas as coordenações e voluntários em geral do Limpar Portugal que em 2010 tornaram possível o dia L, a liderarem e desenvolverem nas suas áreas de intervenção, iniciativas de promoção e reflexão sobre a temática que nos juntou no ano passado.

Várias poderão ser as abordagens, como por exemplo:

  • Actualizar no 3RdBlock os locais limpos e registar novos locais;
  • Exposição de fotos do 20 de Março passado;
  • Organizar as escolas para fazerem pequenas rotas de lixo;
  • Visionar documentários educativos sobre o ambiente;
  • Organizar confraternizações locais, se possível com workshops de ambiente;
  • Organizar passeios de BTT, TT ou caminhadas pelos locais limpos em Março de 2010;
  • Delinear planos de protecção das florestas.

Claro que ninguém ficará impossibilitado de fazer recolhas de resíduos e organizar actividades semelhantes à que ocorreu em 2010.

Em 2010 o vosso concelho não participou ou a coordenação não pretende continuar o trabalho? Nada está perdido, organizem uma equipa local e escolham os vossos representantes.

Alguns Concelhos já começaram a trabalhar… Dêem-nos conhecimento das iniciativas que estão ou irão desenvolver e Mãos à Obra Portugal!!!

Naquilo que nos diz respeito, já estamos com a “mão na massa”.