UrbaVerde 2011 | Feira das Cidades Sustentáveis

Nos dias 23, 24 e 25 de Fevereiro de 2011 realiza-se no Centro de Congressos do Estoril a UrbaVerde 2011 – Feira das Cidades Sustentáveis, aquela que será a 7.ª UrbaVerde., um evento promovido pelo Jornal Arquitecturas em parceria com a Câmara Municipal de Cascais

Ao longo dos três dias, a UrbaVerde pretende ser um lugar de exposição e apresentação dos produtos, serviços e tecnologias das empresas que operam no mercado das cidades e, com especial relevância, aquelas que contribuem para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis. A UrbaVerde, será igualmente um local de partilha de conhecimentos, experiências, casos práticos de sucesso e estratégias, a nível nacional e internacional.

O conjunto de iniciativas da UrbaVerde 2011 – Feira das Cidades Sustentáveis irá abordar as temáticas, questões práticas e soluções que vão de encontro ao quotidiano dos profissionais, decisores e técnicos de todo o sector das cidades, nomeadamente:

  • 6.ª Grande Conferência do Jornal Arquitecturas – Território de Futuro: Urbanismo e Política do Solo;
  • Encontro de Autarcas – Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Criativas;
  • Espaço Know How – Das Empresas para os Profissionais;
  • Ciclo de Workshops UrbaVerde;
  • Call for Partners – Novas Marcas, Novos Negócios.

O Ciclo de Workshops parece-nos particularmente interessante e irá funcionar paralelamente às restantes actividades do evento e reunirá um conjunto de temáticas, métodos e ferramentas essenciais para a projecção e construção de cidades mais sustentáveis, designadamente arquitectura bioclimática, construção sustentável, eco-urbanismo, eficiência energética, sistemas de reaproveitamento de recursos e mobilidade urbana.

  • Dia 23 de Fevereiro | Projectar espaços verdes em tempo de crise
  • Dia 24 de Fevereiro | Mobilidade Urbana
  • Dia 25 de Fevereiro | Arquitectura e construção de edifícios sustentáveis

Agência Portuguesa do Ambiente e a Saúde Ambiental… mais uma vez!

Este tipo de notícias é cada vez mais frequente e ainda bem. Estamos a falar da publicação do Aviso n.º 3365/2011, que dá conta da abertura de procedimento concursal comum para preenchimento de um posto de trabalho por contratação por tempo indeterminado para técnico superior.

Um dos requisitos que os candidatos devem garantir para serem admitidos a concurso é serem detentores de licenciatura, preferencialmente em Engenharia do Ambiente, Engenharia Química, Saúde Ambiental ou áreas afins.

De acordo com o aviso, o posto de trabalho colocado a concurso caracteriza-se pelo exercício de funções da carreira de técnico superior, na área de estratégias de ambiente, com especial incidência nos domínios da gestão, tratamento e análise de informação de ambiente, nomeadamente no contexto dos resíduos, e de integração da componente ambiental nas políticas sectoriais, designadamente de saúde. Em particular, define -se pela experiência no apoio ao desenvolvimento e aplicação de estratégias, planos e programas de acção nestes domínios visando a melhoria dos padrões de sustentabilidade ambiental; experiência no tratamento e análise de dados ambientais, e na elaboração de relatórios para divulgação nacional. É ainda de realçar a necessidade de deter forte sentido analítico e crítico na análise de documentos, facilidade de comunicação, conhecimentos de informática na óptica do utilizador (ambiente Windows e MS Office) e conhecimentos de inglês escrito e oral.

Não sendo o mais relevante, informamos ainda que as remunerações base mínima e máxima a auferir no ano de 2011 são respectivamente de 1.819,38 €  e 2.025,35 €.

Boa sorte aos eventuais candidatos.