Diploma de Especialização em Políticas do Ambiente

O Diploma de Especialização em Políticas do Ambiente (DEPA), uma oferta formativa da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), tem como objectivo criar competências no domínio da aplicação e desenvolvimento das políticas de ambiente e na integração das questões ambientais nas políticas públicas e nos projectos de desenvolvimento.

O DEPA incide sobre a análise dos instrumentos para a aplicação e desenvolvimento das políticas de ambiente e para a avaliação dessas políticas. São focados temas em desenvolvimento como a aplicação do princípio do poluidor-pagador, incentivos financeiros e fiscais, a aplicação de instrumentos de mercado, responsabilidade ambiental, seguros ambientais, crime ambiental, participação pública e acesso à justiça. Serão ainda analisadas as relações das políticas de ambiente com as políticas de Desenvolvimento Sustentável, Ordenamento do Território e Urbanismo, Transportes, Saúde, Agricultura, Pescas, Indústria, Comércio e Serviços.

Esta especialização destina-se a gestores e quadros superiores da Administração Pública Central, Regional e Local, gestores e quadros superiores das empresas, e ainda a consultores na área do ambiente.

A coordenação científica está a cargo do Professor António Gonçalves Henriques do Instituto Superior Técnico, Investigador-Coordenador do LNEC, Ex-Director-Geral da Agência Portuguesa do Ambiente e ex-Presidente do Instituto do Ambiente.

Para mais informações visitem o sítio da ESTeSC, na área alusiva a esta especialização ou sigam as novidades no evento criado no Facebook.