Recordatória: Hora do Planeta 2011

Caros colegas, amigos ou simples visitante, lembramos que pelo facto de aderirmos formalmente à Hora do Planeta 2011, e tal como vem sendo hábito nos últimos anos, iremos durante algum tempo “desligar as luzes” da porta principal do blogue Saúde Ambiental…

Este ano pedem-nos para irmos além da hora. Nós fazê-mo-lo mas além disso, decidimos também antecipar a hora e dentro de momento iremos desligar então as luzes. Poderão, ainda assim, aceder aos conteúdos do Saúde Ambiental… acendendo as suas luzes, mas pedimos que o evitem fazer.

Não nos visitem!!

Adeus Duarte d’Oliveira… adeus teessea!

Esta é uma daquelas mensagens que gostava de deixar para depois. Para alguns anos depois…

Muitos conheciam-no por João e tantos outros por Duarte d’Oliveira. Falamos do teessea (TSA) do Jornal de Saúde Ambiental, de Salvaterra de Magos, de Gouveia, das águas termais, disto e daquilo, de uns e de outros… e de todos nós. Infelizmente nunca mais o veremos mas garantidamente todos o recordarão como alguém a quem era impossível ficar indiferente.

O teessea faleceu no passado dia 11 de Março de 2011, com 63 anos.

Conhecemos-nos em 1997, nas V Jornadas de Saúde Pública, em Leiria. Naquela ocasião falámos de associativismo, da Associação Nacional de Técnicos Auxiliares Sanitários (ANTAS) e da Associação Nacional de Saúde Ambiental (ANSA). Alguns anos depois voltámos-nos a encontrar na internet e foi aí, nos fóruns de discussão e nos blogues que a amizade se foi alicerçando. Não raras vezes tínhamos opiniões extremadas que culminavam em acesa “discussão”. Gostávamos disso!

Foi com ele, à beira da Albufeira de Magos, com um copo na mão, que partilhei pela primeira vez alguns dos resultados da dissertação de mestrado Satisfação Profissional nos Serviços de Saúde Pública: a Satisfação na Reestruturação da Saúde Pública.

Nos últimos anos era frequente almoçarmos juntos. Falávamos principalmente de Saúde Ambiental. Era delicioso ouvir as suas estórias doutros tempos e dos tempos de agora. Doutros tempos que não eram os seus e por mais do que uma ocasião lhe disse isso. O João havia nascido para a Saúde Ambiental alguns anos cedo demais. Talvez seja essa a razão pela qual era incompreendido por muitos dos seus colegas, Técnicos de Saúde Ambiental, Médicos de Saúde Pública e Engenheiros Sanitaristas. Foi ele que em algumas ocasiões me chamou à razão, fazendo-me ver não ser oportuno dizer e escrever algumas coisas.

A última vez que nos encontrámos foi à mesa, como sempre. Tirámos uma fotografia para depois fazermos disso notícia no Jornal de Saúde Ambiental e no Saúde Ambiental…

A notícia nunca se deu a ler e o Duarte d’Oliveira nunca mais se deixou ver.

Quando um de nós ficava algum tempo (tempo demais) sem colocar qualquer coisa online, não tardava uma mensagem a questionar o porquê de tal ausência. A última mensagem que lhe havia enviado, evidenciando a minha preocupação, foi a 9 de Março de 2011. Nunca cheguei a receber resposta e agora sei porquê.

Adeus Duarte d’Oliveira… adeus teessea!
Estarás para sempre comigo.

Hora do Planeta 2011 no Facebook

Várias são as iniciativas associadas à Hora do Planeta 2011 (dia 26 de Março entre as 20h30m e as 21h30m) que estão a ser dinamizadas um pouco por todo o lado. O Facebook, sendo a rede social por excelência, não é excepção.

Das inúmeras iniciativas, à laia de eventos, que ali se podem encontrar, há uma que terá lugar exclusivamente no Facebook e que está a ser dinamizada pelos coordenadores do Programa Eco-Escolas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e onde os internautas são desafiados, pelo menos naquela hora, a apagarem as luzes do perfil no Facebook. A ideia é fazerem substituir a fotografia que habitualmente usam no perfil, por uma outra completamente negra chamando assim a atenção para a necessidade de se minimizar os consumos energéticos como forma de luta contra as alterações climáticas.

Convidamos todos aqueles que ainda não o fizeram, a aderir ao evento e a partilharem esta iniciativa pela vossa rede de amigos.

Este evento conta já com cerca de 1300 participantes e no dia 26 de Março pretendem ser muitos mais!
Nós também iremos apagar as nossas luzes no Facebook.

Workshop em CLP Misturas

O Workshop em CLP Misturas, organizado pela AP Tox, terá lugar em Lisboa nos próximos dias 12 e 13 de Maio de 2011, nas instalações do Instituto Português da Juventude (IPJ).

O objectivo deste workshop é proporcionar aos participantes conhecimentos para que possam classificar misturas de acordo com os novos critérios de classificação estabelecidos no Regulamento CE nº 1272/2008, vulgarmente referenciado como Regulamento CLP, respeitante à classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas.

O workshop destina-se a registantes no âmbito do REACH, fabricantes ou importadores de misturas colocadas no mercado comunitário; utilizadores a jusante, distribuidores, produtores ou importadores de artigos explosivos, entidades envolvidas na investigação e desenvolvimento de substâncias químicas, entre outros.

Nas inscrições realizadas até 15 de Abril a AP Tox oferece um desconto de 25%.

Para os mais distraídos relembramos que o Regulamento CLP entrou em vigor em 20 de Janeiro de 2009 e substituirá progressivamente a Directiva relativa a Substâncias Perigosas (67/548/CEE) e a Directiva relativa a Preparações Perigosas (1999/45/CE). Ambas as directivas serão revogadas em 1 de Junho de 2015.

International Conference on Occupational and Environmental Health (ICOEH) 2011

A International Conference on Occupational and Environmental Health (ICOEH) 2011 é um evento de âmbito internacional, que terá lugar no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett – Palácio de Cristal – no Porto nos dias 17, 18 e 19 de Outubro de 2011.

De acordo com a comissão organizadora (da qual faz parte a Saúde Ambiental da ESTSP), esta conferência pretende criar interacção, debate e troca de experiências entre os intervenientes sobre os temas actuais nas áreas da saúde e toxicologia ambiental/ocupacional, epidemiologia, avaliação de risco, e inclui um workshop dedicado a nanopartículas.

The International Conference on Occupational and Environmental Health (ICOEH) 2011, will be held in Oporto, at the Biblioteca Almeida Garrett, between the 17th and the 19th of October.

This event aims to promote the research developed in the scientific areas related to Occupational and Environmental Health in an informal environment propitious to the debate and to the establishment of collaborations and synergies.

This first edition of the ICOEH will present Conferences, Oral Communications and Poster Sessions with emphasis on multidisciplinary themes such as Occupational Exposure to Nanoparticles, Biomonitoring and Biomarkers, Epidemiology and Public Health, Occupational and Environmental Risk Assessment.

International keynote speakers from Austria, Canada, France, Germany, India, Italy, Netherlands, Spain and Turkey will share their expertise with the audience.

Selected presentations will be published as a paper in a special issue of the Journal of Toxicology and Environmental Health (JTEH) by Taylor & Francis.

Ciclo de Conferências: Tecnologias da Saúde nos Cuidados de Saúde Primários (4.ª Conferência)

Depois das três primeiras conferências do Ciclo de Conferências: Tecnologias da Saúde nos Cuidados de Saúde Primários se terem dedicado aos temas:

Chegou a vez de vermos anunciada a 4.ª Conferência, subordinada ao tema “Cidadania”, e que se realizará no próximo dia 10 de Maio de 2011, às 14 horas, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).

PROGRAMA PROVISÓRIO
14h00m – Sessão de Abertura
Conferência: Cidadania em Saúde

14h30m- 1º Painel: Comunicação Social e Saúde

Pausa Saudável

16h00m – 2º Painel: Empowerment e Educação em Saúde

17h00m – Conferência: Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis

17h30m – Encerramento
Exposição de Posteres

As inscrições devem ser efectuadas online no sítio da ESTeSL até 5 de Maio de 2011.

Os interessados em apresentar posteres podem fazer a submissão de posteres online até 26 de Abril de 2011.