Apontamentos Verdes

Apontamentos Verdes pretende ser um momento de partilha e reflexão de informação com interesse para a Saúde Ambiental.
Criada inicialmente pela mão de docentes da Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), surge agora em parceria entre docentes e estudantes.
Aqui podem encontrar diversas temáticas afetas às atividades académicas e profissionais, culturais e de lazer.
Pretende-se que este espaço também seja vosso, por isso gostaríamos que fossem um elemento ativo para a sua construção, para tal só têm que nos dar recados… depois passamos palavra.

Aqui vos deixamos o primeiro número da newsletter da Saúde Ambiental da ESTeSL.
Apontamentos Verdes, um nome a reter!

Exposição a fungos dos trabalhadores dos ginásios com piscina

Será no próximo dia 8 de março de 2012, às 16 horas, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) que irá ter lugar o lançamento do livro “Exposição a fungos dos trabalhadores dos ginásios com piscina”, de Carla Viegas.

 

Carla Viegas, é docente da Área Científica de Saúde Ambiental da ESTeSL e a publicação deste livro, das Edições Colibri, decorre do seu projeto de investigação, desenvolvido ao longo do processo de doutoramento e que já tinha sido alvo da nossa atenção (ver Doutoramento: provas dadas em Saúde Ambiental).

Parabéns à Professora Carla Viegas!!

Gestor local de energia… e depois?

Foi na sequência do Protocolo de Quioto, e já perspetivando um futuro exigente a este propósito, que a União Europeia definiu três metas a atingir até 2020, evidenciadas no designado Pacote “Energia-Clima 20-20-20”, aprovado pelo Parlamento Europeu em 17 de dezembro de 2008.

As metas a atingir são: (i) reduzir as emissões de gases de efeito de estufa (GEE) em 20%, face a 1990, podendo esta meta passar a 30%, no contexto das negociações em curso; (ii) 20% de quota global de energia proveniente de fontes de energia renovável no consumo final bruto de energia; e (iii) melhoria de 20% na eficiência energética.

Os objetivos apresentados encontram-se espelhados na Resolução do Conselho de Ministro n.º 93/2010, de 26 de novembro (estabelece que se proceda à elaboração de planos sectoriais de baixo carbono, para cada Ministério) e na Resolução do Conselho de Ministros n.º 2/2011, de 9 de dezembro (aprovou o Programa de Eficiência Energética na Administração Pública – ECO.AP). É desta forma que o Estado Português se comprometeu, entre muitas outras coisas, a reduzir os consumos nas suas instalações e a desenvolver o setor das empresas de serviços energéticos, potenciando então a criação de um mercado de serviços de energia com elevado potencial, como será o caso, a título meramente ilustrativo, as de instalação energia solar, que por força dos eventuais riscos associados à utilização de painéis solares térmicos, por um lado, e das mais-valias decorrente da utilização dos painéis solares fotovoltaicos, por outro, nos interessam particularmente.

Foi com base num projeto-piloto que consistiu na elaboração de um Plano Estratégico do Carbono e da Eficiência Energética, com o objetivo de sistematizar um conjunto de iniciativas que resultassem simultaneamente na diminuição das emissões de gases com efeito de estufa e dos custos, com o intuito de aplicar e avaliar o método, antes da sua expansão aos restantes estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que se identificaram inúmeras medidas, organizadas em seis grandes grupos, donde destacamos, por razões óbvias, a energia, a águas e resíduos, e ainda os transportes. Foi com base neste projeto e respetivas conclusões que foi publicado o Despacho n.º 1729/2011, do Secretário de Estado da Saúde, que determina, entre outras coisas que as ARS deverão nomear aquele que seria o seu gestor local de energia e atribuir-lhe simultaneamente funções de coordenação e de acompanhamento do Plano Estratégico de Baixo Carbono e do ECO.AP na Região de Saúde, identificando-o à ACSS, além da necessidade dos hospitais e agrupamentos de centros de saúde (ACES) nomearem, no prazo de 30 dias, o seu gestor local de energia e identificá-lo junto da ARS respetiva.

Sabendo-se que o Plano Estratégico do Baixo Carbono apresenta como objetivo a redução das emissões de dióxido de carbono do SNS, através de medidas que resultem simultaneamente em benefícios económicos e na melhoria da prestação de serviço e volvido que está um ano após a publicação daquele despacho (Despacho n.º 1729/2011), a pergunta que agora se coloca é se, porventura, algum dos gestores locais de energia que já terá sido nomeado, é licenciado em Saúde Ambiental.

Nós por cá, e porque somos uma Eco-Escola, não dispensaremos esta figura!!

ICEH 2012 – Call for Abstracts

Dear colleagues,

It is a great pleasure to invite you to the International Congress of Environmental Health 2012 (ICEH 2012) to be held in the beautiful city of Lisbon, Portugal, 29 May – 1 June 2012.

The Congress will focus on the main theme – “Knowing the environment to Protect Human Health” and will promote discussion about the most recent developments in the field of environmental health, emphasizing the synthesis of scientific expertise achieved in individual disciplines, namely Air Pollution; Environmental Toxicology; Food Safety; Indoor Air; Occupational Health and Public Health.

We prepare a technical and scientific program and a first day congress with courses in issues that are actual and challenging.

Come spend great moments with us as well! We have a social program that will permit to enjoy Lisbon.

We kindly invite you to register and submit your abstract!

And why you should submit an Abstract?

  • Contribute with your research for the scientific knowledge in Environmental Health issues;
  • Present innovative research that could potentially have a significant impact on the Environmental Health practice;
  • Provide attendees with the opportunity to learn about emerging fields and how they apply to Environmental Health;
  • Promote dialogue amongst your scientific colleagues to develop strategies for active involvement in other areas of knowledge;
  • Have a possibility to publish your research work in the Journal of Toxicology and Environmental Health (JTEH) by Taylor & Francis.

BOOK THESE DATES IN YOUR CALENDAR:
Deadline for abstract submission: 29 February 2012
Early bird registration until: 15 March 2012

For all information about the Congress please visit our website ICEH 2012.

Lista de profissões regulamentadas

Foi publicada na passada sexta-feira, dia 3 de fevereiro, a Portaria n.º 35/2012, que aprova a lista de profissões regulamentadas e de autoridades nacionais que, para cada profissão, são competentes para proceder ao reconhecimento das qualificações profissionais e a lista de profissões regulamentadas com impacto na saúde que não beneficiam do sistema de reconhecimento automático.

Daquela lista faz parte a profissão de técnico(a) de saúde ambiental, cuja autoridade nacional competente a que se refere o n.º 1 do artigo 51.º da Lei n.º 9/2009, de 4 de março, é a Administração Central do Sistema de Saúde, I. P.

Esta é uma informação importante para os recém-licenciados, principalmente para aqueles que querem (e podem) desempenhar funções  enquanto técnicos(as) de saúde ambiental no Serviço Nacional de Saúde.