ICEH 2012… aconteceu!!

Foi no decurso da semana passada, de 29 de maio a 1 de junho, que teve lugar na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), o International Congress on Environmental Health 2012 (ICEH 2012).

O primeiro congresso desta natureza teve lugar em 2010, em Coimbra. Passados dois anos coube à Área Científica de Saúde Ambiental da ESTeSL a organização deste evento, que se está a tornar uma referência no panorama internacional.

Pela ESTeSL passaram mais de 300 participantes, representando mais de 30 países de todos os continentes. Tivemos participantes da Coreia do Sul, Tailândia, China, Mongólia, passando pelo Irão, Jordânia, Camarões, África do Sul e Qatar. Do outro lado ao Atlântico vieram colegas da Venezuela, Brasil, Argentina, Colômbia, Canadá, Estados Unidos da América e tantos outros. Houve ainda quem nos viesse visitar da Polónia, Rússia, Bélgica, Alemanha, Dinamarca e Espanha… enfim… e apenas para enumerar alguns. Os posteres foram mais de 150 e as comunicações orais, perto da centena!!

Este foi, seguramente, um congresso que dificilmente iremos esquecer, onde se estabeleceram contactos com instituições de ensino e investigação de todo o mundo.

Na vertente social, o fado, o exercício físico, a gastronomia tipicamente portuguesa e as tunas, mereceram lugar de destaque.

Do muito que já foi feito, muito ainda falta por fazer, mas a “vitória” é nossa… da nossa Saúde Ambiental… da Saúde Ambiental de Portugal.

Para finalizar, gostaríamos de deixar um agradecimento à Associação Nacional de Saúde Ambiental, à Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, à Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, e à Escola Superior de Saúde de Beja, todas elas instituições parceiras na organização do ICEH 2012. Agradecemos ainda à Comissão Científica e à Comissão de Honra.

E porque o mais importante são as pessoas, cá vão os nomes daqueles que garantiram a operacionalização de tudo… Ana Bernardo, Ana Carolina Nunes, Ana Carvalho, Ana Monteiro, Ana Raposo, Andreia Domingues, Andreia Silva, Carlos Cardoso, Carlos Gonçalves, Cláudia Guerreiro, Daniela Fernandes, Fernando Carvalho, Ivo Lindim, Leila Carmo, Márcia Meneses, Marina Silva, Nuno Machado, Patrícia Gonçalves, Paula Albuquerque, Rafaela Oliveira, Ricardo Dias, Tiago Faria, Vanessa Cunha e Vítor Manteigas.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *