ICEH 2012 (Proceedings Book)

Quase dois meses após a aventura que foi o International Congress on environmental Health 2012 (ICEH 2012), é chegada a hora de colocar online o Livro de Resumos (Proceedings Book).

Nesta edição digital, com ISBN, disponibilizamos a generalidade dos resumos submetidos e que foram apresentados sob a forma de comunicação oral ou poster.

O documento encontra-se estruturado em função dos temas em discussão no ICEH 2012: (i) Poluição do Ar; (ii) Toxicologia Ambiental; (iii) Segurança Alimentar; (iv) Ar Interior; (v) Saúde Ocupacional; e (vi) Saúde Pública.

A Área Científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, não pode deixar de agradecer a todos aqueles que contribuíram para a sua edição, a saber: Ana Monteiro, Andreia Silva, Carla Ramos,  Carla Viegas, Paula Albuquerque, Sandra Cabo Verde, Susana Viegas e Vítor Manteigas.

Esperemos que este seja o mote para novas investigações em Saúde Ambiental.

O “Verão” da Saúde Ambiental

Desde sempre que a Área Científica de Saúde Ambiental tem marcado presença nas inúmeras edições do Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde.

Depois de no ano passado termos assumido a coordenação do projeto, este ano fomos responsáveis apenas por dinamizar as atividades da manhã do dia de hoje.

Foi a docente Marina Silva e as estudantes Andreia Pedroso e Catarina Soares  (muito obrigado!) que tiveram a responsabilidade de proporcionar os estudantes do ensino secundário, participantes no Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde 2012, um primeiro contacto com a Saúde Ambiental. Os resíduos hospitalares, a segurança e higiene do trabalho e a educação ambiental acabaram por ser alguns dos temas em debate e que deram o mote às atividades.

Para aqueles que este ano não tiveram oportunidade de participar, sugerimos que se voltem a candidatar para a edição de 2013.

Qualidade do ar nos lares e saúde dos idosos

Segundo a Agência Lusa, irá ser apresentado amanhã um estudo associado aos efeitos na saúde dos idosos da qualidade do ar interior em lares de 3.ª idade de Lisboa e do Porto. Este estudo, desenvolvido no âmbito do projeto GERIA (Estudo Geriátrico dos Efeitos na Saúde da Qualidade do Ar Interior em Lares da 3.ª Idade de Portugal), teve início em março e deverá estar concluído em 2015.

De acordo com o seu coordenador, João Paulo Teixeira, membro da Comissão Científica do International Congress on Environmental Health 2012 (recentemente promovido pela área científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa)  e responsável da Unidade de Investigação do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), numa fase inicial serão estudados mais de 60 lares em Lisboa e no Porto, através da caracterização dos edifícios (tipo de construção, isolamento, práticas de ventilação, etc.) e da realização de inquéritos de saúde e qualidade de vida aos utentes. Posteriormente, e da amostra inicial, serão escolhidos cerca de 20 lares onde se irá proceder à monitorização da qualidade do ar e promover a realização de testes clínicos aos utentes, como colheitas de amostras nasofaríngeas para pesquisa e eventual detecção de agentes.

A Saúde Ambiental na TV…

Sabiam que a Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) marcou presença na RTP1, no programa “7 Mandamentos, 7 Maravilhas Praias de Portugal”? Já aqui havíamos falado disso (ver 7 Mandamentos, 7 Maravilhas Praias de Portugal) e deixamos agora o registo da nossa presença na TV…

Neste que é o segundo ano da implementação do Programa Eco-Escolas na ESTeSL, a Saúde Ambiental volta a desempenhar um papel relevante, fruto da dedicação e empenho dos seus docentes e em especial dos seus estudantes. Ainda com novidades por mostrar e sem garantias de ver renovado o galardão Eco-Escolas (Bandeira Verde), as atividades do próximo ano letivo já se encontram em fase preparatória e estamos convictos de que mais um vez, docentes e estudantes se unirão em torno de um objetivo comum.

7 Mandamentos, 7 Maravilhas Praias de Portugal

É já neste domingo, dia 15 de julho de 2012, que a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), pelas mãos da Saúde Ambiental, irá marcar presença na RTP1, em direto, no programa “7 Maravilhas Praias de Portugal“, a emitir a partir da Praia do Meco.
A participação neste programa, e o prémio que nos será entregue, deve-se ao facto da ESTeSL ter ganho o concurso “7 Maravilhas, 7 Mandamentos para as praias de Portugal“, um concurso a nível nacional no âmbito das atividades desenvolvidos no Programa Eco-Escolas (ver Eco-Escola ESTeSL) e onde os estudantes de Saúde Ambiental têm tido um papel excepcional.
Para quem quiser e puder, a partir das 14h30m, na Praia do Meco, junto ao Bar do Peixe.


Para já temos a participação garantida da professora Ana Monteiro, uma das coordenadoras Eco-Escolas na ESTeSL, e do estudante Miguel Quintino, um dos estudantes que participou na elaboração do mandamento e ilustração que deu origem a este prémio, e também ele Presidente da Associação de Estudantes da ESTeSL.

Venham passar uma tarde connosco na praia…

Contamos com a vossa presença!

Trabalhar para colher os frutos… na fotografia e em tudo o resto!

“Trabalhar para colher os frutos” é uma verdade absoluta que não merece contestação. Contudo, sem exemplos para seguir muitos são aqueles que desistem após a primeira adversidade.

A notícia que aqui vos trazemos hoje é um exemplo que deverá ser tido em consideração e um exemplo a seguir… na fotografia e em tudo o resto!

Falamos de Humberto Ramos, natural de Portalegre, terra que o viu nascer no ano de 1975. Foi na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) que em 1996 terminou o bacharelato em Saúde Ambiental e atualmente é Técnico de Saúde Ambiental na Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde de São Mamede (Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, EPE).

Começou a dar os primeiros passos na fotografia em 1999, aproveitando a sua  passagem por Timor Leste, fazendo parte da missão humanitária “Timor Lorosae II”, registando de forma indelével a experiência ali vivida com a sua primeira máquina reflex.

Amante da fotografia de natureza e vida selvagem, foi em junho de 2010 que se tornou co-fundador da Naturografia – Associação de Fotografia de Natureza e é desde esse ano que tem vindo a trabalhar afincadamente nesta área.

Entretanto, fruto do seu trabalho, eis que surge agora o convite formal para ser representado internacionalmente pela Birdimagency. E desta forma a sua projeção internacional ganha novos contornos, fazendo prova de que é imprescindível trabalhar para colher os frutos… na fotografia e em tudo o resto!