Principles of Air Quality Management

Aqueles que nos têm acompanhado com alguma frequência recordar-se-ão do evento que promovemos no fim do ano letivo passado (2011/2012). Falamos do International Congress on Environmental Health 2012 (ICEH 2012) que trouxe à Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) mais de 300 participantes oriundos de mais de 30 países e que culminou com a publicação do respetivo livro de resumos – ver ICEH 2012 (Proceedings Book).

Para além de toda a componente científica associada ao ICEH 2012, contou-se também com a participação de algumas organizações que marcaram presença na exposição técnica, que em muito enriqueceram o evento. Uma dessas organizações foi a Bisturi que comercializa exclusivamente livros técnicos nacionais e estrangeiros, estando prioritariamente vocacionada para atender as necessidades do segmento universitário (docentes e estudantes), privilegiando também o segmento profissional.

Foi na sequência desta participação que a Bisturi ofereceu à área científica de Saúde Ambiental da ESTeSL alguns livros identificados por nós como relevantes. Estas ofertas têm vindo a melhorar de forma significativa o acervo da Biblioteca, naquilo que diz respeito aos temas de interesse na área da saúde ambiental.

O livro Principles of Air Quality Management é o primeiro dos muitos que aqui iremos revelar e que têm vindo a fazer parte da Biblioteca da ESTeSL, fruto do trabalho desenvolvido em torno do ICEH 2012.

Esta obra de Roger D. Griffin, numa edição da Taylor & Francis, também parceira no ICEH 2012, está estruturada em 10 capítulos:

  1. A Atmosfera e seus Contaminantes;
  2. Efeitos da Poluição do Ar;
  3. Normas de Qualidade do Ar e Monitorização;
  4. Fontes e Metodologias de Medição;
  5. Meteorologia, Dispersão e Modelação;
  6. Abordagem ao Controlo de Fontes Fixas;
  7. Abordagem ao Contorlo de Fontes Móveis;
  8. Preocupações Globais;
  9. Leis e Regulamentos de Qualidade do Ar; e
  10. Gestão, Tendências e Qualidade do Ar Interior.
Este é mais um título que a partir de agora estará disponível para consulta na Biblioteca da ESTeSL. Esperemos que se faça bom uso dele!