Os Respigadores e a Respigadora

Os Respigadores e a Respigadora (do francês Les Glaneurs et la Glaneuse) é um filme documentário de Agnès Varda, onde a prevenção de resíduos se apresenta latente, decorrente do simples ato de respigar.

Hoje “respigámos” os Respigadores e a Respigadora, uma atividade em desuso mas que certamente tenderá a ganhar força nos tempos que correm justificando a notícia que dá conta de que “o lixo diminuiu cerca de 84 mil toneladas nos primeiros oito meses do ano relativamente a igual período do ano passado” (ver a crise chegou ao lixo).

E vocês, já alguma vez respigaram?

A partir de um célebre quadro de Millet, o filme de Agnès Varda é um olhar sobre a persistência na sociedade contemporânea dos respigadores, aqueles que vivem da recuperação de coisas (detritos, sobras) que os outros não querem ou deixam para trás. A respigadora, nesse sentido é Agnès Varda, que experimentando pela primeira vez uma pequena câmara digital, se quer assumir como uma “recuperadora” das imagens que os outros não querem ver nem fazer, e que portanto deixam para trás (“le filmage est aussi glanage”). Um filme lúcido e livre, mediado pelas “mãos que envelhecem” da própria cineasta.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *