Sabias que?…

A partir de hoje, e durante alguns dias, iremos apresentar-vos os  projetos que os estudantes do 2.º ano do curso em licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) desenvolveram na unidade curricular de Gestão de Resíduos I, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2012.

Começamos com o projeto “Sabias que?…“, da responsabilidade dos estudantes Alexandre Brás, Ana Ferreira, Filipa Figueiredo, Daniela Fernandes e Diogo Santana, e que consiste num pequeno vídeo que apresenta como principal objetivo a sensibilização da população para a problemática do excesso de produção de resíduos através da apresentação de dados estatísticos e das diversas formas de evitar que os mesmos cheguem ao destino final, em “fim de linha”, dando-lhes para isso um novo uso. As formas de valorização apresentadas são fáceis de aplicar no dia-a-dia, encontrando-se ao alcance de qualquer pessoa, conseguindo-se assim diminuir a quantidade de resíduos gerados pela população.

Sabias que esta é uma das formas de prevenção de resíduos?

Para acederem a mais imagens deste e de outros projetos, visitem o álbum da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, na nossa página do Facebook.

Formação em Segurança do Trabalho com homologação da ACT

A formação que a área científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) tem vindo a desenvolver nos últimos anos, na área da Segurança do Trabalho, viu mais uma vez o seu mérito reconhecido.

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) homologou pelo período de mais quatro anos (até novembro de 2016), o Curso de Formação de Técnico Superior em Segurança e Higiene do Trabalho, com a duração de 842 horas.

Têm sido os formandos das várias edições da pós-graduação e do curso de mestrado nesta área que nos continuam a fazer crer que esta é uma oferta formativa a manter.

A todos, muito obrigado pelo voto de confiança e por fazerem da ESTeSL a vossa escola de eleição.

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (2012)

Estamos em plena Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2012, que decorre entre os dias 17 e 25 de novembro.

A Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos é um projeto europeu que conta com o apoio do programa LIFE+ da Comissão Europeia e que tem como objetivo sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular a prevenção, promovendo-se, para esse efeito, um sem número de iniciativas sobre esta temática.

As iniciativas a desenvolver pretendem ajudar na compreensão do significado da prevenção de resíduos e motivar a responsabilização dos cidadãos, devendo ser desenvolvidas por proponentes do projeto, agrupados em 5 categorias, nomeadamente:

  • Administrações/autoridades públicas;
  • Associações/ONG/redes europeias;
  • Empresas/indústria;
  • Comunidade escolar: escolas, centros recreativos;
  • Outros.

Tal como aconteceu na edição anterior, cujas iniciativas desenvolvidas também no âmbito do Programa Eco-Escolas podem ser consultadas em “A participação da ESTeSL na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (2011)“, também este ano a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTesL) está mobilizada no sentido de desenvolver novos projetos associados a esta temática e onde os estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental têm um papel relevante a desempenhar.

No fim desta Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos contamos fazer-vos um resumo das várias atividades desenvolvidas este ano mas, para os mais curiosos, sugerimos que visitem o nosso álbum no Facebook dedicado a este assunto

E para os nossos estudantes não vai nada, nada, nada?…

Hoje, dia 17 de novembro, comemora-se o Dia Internacional do Estudante.

Ser-se estudante do ensino superior é cada vez mais um privilégio, infelizmente não acessív

el a qualquer um. Ser-se estudante de Saúde Ambiental é-o ainda mais!!

Muitos são aqueles que na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) ou em qualquer outra escola onde a Saúde Ambiental seja uma oferta formativa, optaram pela frequência do curso de licenciatura em Saúde Ambiental. Alguns fazem-no como primeira opção, outros ainda na esperança de um dia poder mudar. Alguns acabam por fazer uma nova escolha, seja qual for a razão, mas a verdade é que aqueles que um dia foram “nossos”, acabam invariavelmente por merecer o nosso carinho e reconhecimento.

Os tempos são difíceis e ser-se estudante é prova disso. Para além dos constrangimentos sócio-económicos, todos os dias há aulas para assistir, trabalhos para fazer, conteúdos para estudar e, ainda assim, não há garantias de um futuro promissor. A verdade é que não há agora, nunca houve e nunca haverá e desenganem-se aqueles que julgam ter o emprego da sua vida garantido no fim de um percurso de quatro anos. Não é assim na Saúde Ambiental e não é assim em qualquer outro curso.

Hoje, no Dia Internacional do Estudante, não podíamos deixar passar a ocasião sem deixar um agradecimento sentido a todos os estudantes e ex-estudantes de Saúde Ambiental que, para além das suas obrigações enquanto estudantes, ainda vão tendo disponibilidade e vontade para colaborar num sem número de programas e projetos. Alguns fazem-no sem terem a noção de estarem a contribuir de forma relevante para um futuro promissor, desenvolvendo novas competências que fazem agora, e cada vez mais, a diferença entre ser-se um mero licenciado ou ser-se um licenciado e cidadão pró-ativo e, como sói dizer-se, “catalisador de vontades”. Disso exemplo são as participações em programas e projetos como o International Congress on Environmental Health 2012, o Encontro Nacional de Estudantes de Saúde Ambiental 2012, o Programa Eco-Escolas, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, o Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde e tantos outros que sendo atividades extra-curriculares, resultam do voluntarismo de cada um. Em relação a esses estudantes, perspetivam-se futuros empreendedores.

Ser-se estudante de Saúde Ambiental é ser-se o melhor estudante!! Ser-se docente em Saúde Ambiental implica ter-se o privilégio de privar com os melhores. Por isso, a todos vós, o nosso muito obrigado e um feliz Dia Internacional do Estudante.

E para os nossos estudantes não vai nada, nada, nada?… TUDO!!

Current Research Issues in Occupational and Environmental Exposure in Portugal and Europe

Já está disponível o primeiro daqueles que serão os dois números especiais do Journal of Toxicology and Environmental Health (JTEH), da Taylor & Francis, intitulado “Current Research Issues in Occupational and Environmental Exposure in Portugal and Europe“,  preenchido na integra com artigos apresentados no ICEH 2012 –  International Congress on Environmental Health 2012 (sítio oficial do ICEH 2012), um evento que recordamos aqui ter sido organizado pela área científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) em conjunto com a Associação Nacional de Saúde Ambiental, tendo como co-organizadores as áreas/departamentos congéneres das Escolas de Beja, Coimbra e Porto.

This special issue of JTEH reports some of the work presented in the 2nd International Congress on Environmental Health (ICEH2012) held in May/June 2012 at the Higher School of Health Technology of Lisbon, Portugal.

The congress intended to contribute to research promotion in different topics, namely, air pollution, indoor air, food safety, occupational health, environmental toxicology, and public health. We hope this congress will also contribute to exchange of scienti?c knowledge on these topics and support identi?cation of future research needs in these areas.

In this special issue, important ?ndings in the ?eld were presented in the congress, and this publication will provide scienti?c information to the scienti?c community in Portugal and globally.

Support for this congress was provided by His Excellency the President of the Portuguese Republic, representative of the interest in the promotion of international scienti?c events related to the prevention of disease and promotion of health. In addition, it is also important to mention the relevance of ?nancial support given by Portuguese research funding agencies to some of the studies presented, namely, Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), and others.

Finally, we express our gratitude to those in the environmental health scienti?c area from the Higher School of Health Technology of Lisbon for all their effort and dedication to the ICEH2012 congress and also to Professor Sam Kacew, editor-in-chief of JTEH, for his contribution to promoting scienti?c discussion and encouraging students to actively participate in the congress.

Entretanto deixamos aqui as hiperligações para os artigos publicados neste número especial(mente) dedicado a nós (Journal of Toxicology and Environmental Health, Part A: Current Issues Volume 75Issue 22-23, 2012, Special Issue: Current research issues in occupational and environmental exposure in Portugal and Europe).

On The Assessment of Exposure to Airborne Ultrafine Particles in Urban Environments
João Fernando Pereira Gomes, João Carlos Moura Bordado & Paula Cristina Silva Albuquerque
DOI:10.1080/15287394.2012.721163

Occupational Exposure to Aflatoxin (AFB1) in Poultry Production
Susana Viegas, Luisa Veiga, Joana Malta-Vacas, Raquel Sabino, Paula Figueiredo, Ana Almeida, Carla Viegas & Elisabete Carolino
DOI:10.1080/15287394.2012.721164

Fungal Contamination of Poultry Litter: A Public Health Problem
C. Viegas, E. Carolino, J. Malta-Vacas, R. Sabino, S. Viegas & C. Veríssimo
DOI:10.1080/15287394.2012.721165

Occurrence of Cryptosporidium in a Wastewater Treatment Plant in North Germany
Caroline Ajonina, Christopher Buzie, Irene U. Ajonina, Alexander Basner, Heiko Reinhardt, Holger Gulyas, Eva Liebau & Ralf Otterpohl
DOI:10.1080/15287394.2012.721167

Indoor Air Quality in Portuguese Archives: A Snapshot on Exposure Levels
A. C. Pinheiro, C. Viegas, S. Viegas, C. Veríssimo, J. Brandão & M. F. Macedo
DOI:10.1080/15287394.2012.721168

Could Houseplants Improve Indoor air Quality in Schools?
P. N. Pegas, C. A. Alves, T. Nunes, E. F. Bate-Epey, M. Evtyugina & C. A. Pio
DOI:10.1080/15287394.2012.721169

Occupational Exposure to Aspergillus by Swine and Poultry Farm Workers in Portugal
R. Sabino, V. M. Faísca, E. Carolino, C. Veríssimo & C. Viegas
DOI:10.1080/15287394.2012.721170

Integration of Biomonitoring and Instrumental Techniques to Assess the air Quality in An Industrial Area Located in the Coastal of Central Asturias, Spain
Susana Marta Almeida, Joana Lage, Maria do Carmo Freitas, Ana Isabel Pedro, Tiago Ribeiro, Alexandra Viana Silva, Nuno Canha, Marina Almeida-Silva, Timóteo Sitoe, Isabel Dionisio, Sílvia Garcia, Gonçalo Domingues, Julia Perim de Faria, Beatriz González Fernández, Diane Ciaparra & Hubert T. Wolterbeek
DOI:10.1080/15287394.2012.721173

Incidence of Aflatoxin M1 in Human and Animal Milk in Jordan
Sharaf S. Omar
DOI:10.1080/15287394.2012.721174

Fungal and Microbial Volatile Organic Compounds Exposure Assessment in a Waste Sorting Plant
J. Malta-Vacas, S. Viegas, R. Sabino & C. Viegas
DOI:10.1080/15287394.2012.721175

Cobalt-Induced Changes in the Spleen of Mice from Different Stages of Development
Yordanka Gluhcheva, Vasil Atanasov, Juliana Ivanova & Mariana Mitewa
DOI:10.1080/15287394.2012.721176

Levels and Indoor–Outdoor Relationships of Size-Specific Particulate Matter in Naturally Ventilated Portuguese Schools
Joana Madureira, Inês Paciência & Eduardo de Oliveira Fernandes
DOI:10.1080/15287394.2012.721177

Environmental Risk Assessment of Arsenic and Fluoride in the Chaco Province, Argentina: Research Advances
Edgar E. Buchhamer, Patricia S. Blanes, Rosa M. Osicka & M. Cecilia Giménez
DOI:10.1080/15287394.2012.721178

“Qualidade em Saúde” nos Cuidados de Saúde Primários

Associada ao Ciclo de Conferências: Tecnologias da Saúde nos Cuidados de Saúde Primários, o Grupo de Interesse para os Cuidados de Saúde Primários da ESTeSL (do qual fazem parte dois docentes da área científica de Saúde Ambiental) irá dinamizar no dia 27 de novembro de 2012, aquela que será  6.ª Conferência, subordinada ao tema “Qualidade em Saúde” nos Cuidados de Saúde Primários.

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL),  associada à reforma dos Cuidados de Saúde Primários e da divulgação do Decreto-Lei nº 28/2008 de 22 de Fevereiro, que estabelece o regime da criação, estruturação e funcionamento dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), tem vindo a promover, desde junho de 2009, conferências com temas tão diversificados como:

Na sessão de abertura teremos a conferência “Qualidade nos Cuidados de Saúde Primários“, por Filipa Homem Christo, em representação do senhor diretor do Departamento da Qualidade da Direção-Geral da Saúde.

Os eventuais interessados poderão aceder a mais informações aqui e deverão fazer a inscrição online.