Assim foi o ENASA 2012

Foi a 15 de outubro que fizemos referência ao IV Encontro Nacional de Alunos de Saúde Ambiental (ENASA 2012). Por aquela ocasião divulgámos a quarta edição do Encontro, promovido por estudantes para estudantes. Hoje, voltamos ao mesmo tema para fazermos um breve balanço daquilo que aconteceu.

O ENASA 2012, que decorreu entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro e cuja organização coube aos estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), reuniu no auditório da ESTeSL cerca de 130 participantes oriundos de todas as escolas que em Portugal têm o curso de Saúde Ambiental (Porto, Coimbra, Lisboa e Beja), para além de alguns profissionais em exercício nos cuidados de saúde primários.

O primeiro dia foi constituído por vários momentos onde se debateram temas de relevância. A sessão de abertura contou com a presença do estudante Tiago Faria (Presidente da Comissão Organizadora), estudante Miguel Quintino (Presidente da Associação de Estudantes da ESTeSL, também ele estudante de Saúde Ambiental), professora Susana Viegas (Diretora do Curso de Saúde Ambiental da ESTesL) e professor João Lobato (Presidente da ESTeSL). Ainda durante a manhã pudemos assistir à mesa redonda “Saúde Ambiental, o Futuro” e à sessão “Mobilidade Internacional” onde, nesta última, tivemos o relato na primeira pessoa, de estudantes que fizeram a sua mobilidade no Brasil (ESTeSC), Espanha (ESTSP) e Estónia (ESTeSL). Igualmente importante foi o contributo da professora Joana Belo que apresentou o Programa Leonardo da Vinci.

A tarde desse mesmo dia foi composto pelo debate em torno de temas como a “Investigação em Saúde Ambiental” e as “Eco-Escolas no Ensino Superior”. Na primeira sessão contou-se com a presença de docentes da ESTeSC, ESTeSL e ESTSP que se encontram em processo de doutoramento e na sessão dedicada ao tema “Eco-Escolas no Ensino Superior” foram os coordenadores do Programa Eco-Escolas de cada uma das instituições de ensino e a coordenadora nacional do programa, que marcaram presença na mesa moderada pela estudante Sara Francisco, membro do Conselho Eco-Escola da ESTeSL no ano letivo 2011/2012. Foi imediatamente antes desta sessão que na Praça da Saúde teve lugar o hastear da Bandeira Verde 2011/2012.

A manhã do dia 30 de novembro ficou marcada pelos inúmeros workshops (“Reutiliza a tua roupa”, “Técnicas de autopromoção”, “Micologia ambiental”, “Suporte básico de vida” e “Intervenção em emergência – atuação com extintores em caso de incêndio”), mas foi durante o período da tarde que o ENASA 2012 foi objeto de especial atenção por parte da comunidade académica. Connosco estiveram, na sessão dedicada ao empreendedorismo, duas figuras de destaque do empreendedorismo em Portugal. Falamos do Ricardo Diniz e do Miguel Gonçalves que fizeram as delícias das cerca de 350 pessoas que ocupavam as cadeiras do auditório da ESTeSL, numa sessão que a comissão organizadora decidiu abrir a quem quisesse ouvir este dois amigos da Saúde Ambiental. A eles, Ricardo Diniz e Miguel Gonçalves, o nosso muito obrigado por terem arranjado disponibilidade para estarem connosco neste dia.

Depois de mais de uma hora intensa a ouvir estes dois excelentes empreendedores, os participantes dividiram-se entre uma sessão de cinema com o filme The 11th Hour (A Última Hora) e uma sessão de atividade física promovida pelo Holmes Place do Parque das Nações. Mais tarde, o dia acabou com estudantes e docentes sentados à mesa no jantar convívio do ENASA 2012.

Para terminar, na manhã do dia 1 de dezembro (sábado), os participantes saíram à rua, num roteiro turístico pela cidade de Lisboa.

Agora, depois de termos passado por Beja, Coimbra, Porto e Lisboa, e findo que está o primeiro ciclo do ENASA, é chegada a hora de regressarmos ao ponto de partida. Em 2013, naquele que será o V ENASA, iremos todos rumar a Beja.

Para visualizarem mais fotografias do ENASA 2012, visitem os respetivos álbuns das páginas Saúde Ambiental… e ENASA 2012, no Facebook