5 R351DU05… 10 D1CA5!

Desde a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2012, que decorreu entre os dias 17 e 25 de novembro, que vos temos vindo a apresentar alguns dos projetos desenvolvidos pelos estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) (ver Sabias que?…, Desperdício alimentar… não obrigado! e Notícias Velhas, Novos Usos) e o “5 R351DU05… 10 D1CA5!” (leia-se “5 Resíduos… 10 Dicas”) é mais um deles.

O projeto “5 R351DU05… 10 D1CA5!“, desenvolvido pelos estudantes Carlos Pina, Joana Teixeira e Pedro Machado, passou pela criação de um vídeo onde são indicadas 10 simples formas de prevenir a produção de resíduos, que podem ser facilmente aplicadas no dia-a-dia.

A escolha recaiu sobre 5 tipos de resíduos como é o caso dos indiferenciados (com ênfase nos orgânicos), o papel, o vidro, o plástico e as pilhas. Para cada uma destas tipologias foram apresentadas duas dicas diferentes que qualquer pessoa pode adotar para que a prevenção dos resíduos seja uma realidade. Para os indiferenciados, o evitar desperdícios foi a mensagem deixada; para o papel realçou-se a importância da reutilização das folhas assim como se promoveu o recurso ao suporte digital; para o vidro, propôs-se dar um novo uso a recipientes/embalagens; para o plástico, apelou-se ao uso de garrafas reutilizáveis, apelo que se poderá estender a algumas das outras tipologias; e, por último, sugere-se uma alternativa ao uso de pilhas convencionais… usem pilhas recarregáveis ou equipamentos que façam uso da energia solar.

Por fim, o grupo responsável por este projeto agradece a algumas pessoas que se disponibilizaram para os ajudar na sua concretização, nomeadamente estudantes Mateus dos Santos e Jorge Silva por participarem na recolha de imagens, assim como ao Pedro Félix, Pedro Aires e ao David Silva, companheiros desta “aventura”.

E assim se promove a prevenção de resíduos!!

Para acederem a mais imagens deste e de outros projetos, visitem o álbum da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, na nossa página do Facebook.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *