Estágios Profissionais na Administração Central do Estado (PEPAC)

No passado dia 18 de janeiro de 2013, foram publicadas duas portarias que a propósito do tema desta mensagem se revestem de especial relevância. Estamos a falar da Portaria n.º 18/2013, que regulamenta o Programa de Estágios Profissionais na Administração Central do Estado (PEPAC). Esta portaria foi precedida pela Portaria n.º 17/2013, que fixa o número máximo de estagiários a selecionar anualmente e estabelece os prazos de candidaturas para o PEPAC.

Ao lerem os diplomas certamente irão vislumbrar oportunidades que não podem ser negligênciadas. Nós, para já, identificamos a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e a Administração Regional de Saúde do Alentejo como organismos passíveis de virem a ser objeto da vossa atenção.

Mais de 1.900 jovens licenciados vão poder fazer estágios na administração pública central a partir de maio, no âmbito de uma iniciativa governamental cujas candidaturas se iniciam na segunda-feira.

De acordo com um comunicado da Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores da Administração Pública (INA), 1.905 jovens licenciados, até aos 30 anos, podem candidatar-se ao Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública Central (PEPAC), entre 28 de janeiro a 08 de fevereiro de 2013.

O PEPAC é uma iniciativa inserida no Programa de incentivo ao emprego «Impulso Jovem», é organizado e gerido pelo INA e «os estágios visam proporcionar uma experiência profissional em contexto real de trabalho», adianta a Lusa.

Podem candidatar-se ao PEPAC jovens à procura do primeiro emprego, desempregados à procura de novo emprego ou ativos à procura de emprego correspondente à sua área de formação e nível de qualificação.

Os jovens selecionados receberão uma bolsa de estágio correspondente a 1,65 vezes o Indexante de Apoios Sociais (IAS), no valor de 691,71 euros mensais, e o subsídio diário de refeição atribuído aos trabalhadores da Administração Pública.

Os estágios, com a duração de 12 meses, iniciam-se a 3 de maio e vão decorrer em serviços da Administração Pública Central, localizados em todas as capitais de distrito e regiões autónomas.

Os jovens estagiários irão ser colocados, nomeadamente, em departamentos da PSP, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Ministério da Agricultura, Ministério da Economia, Instituto de Meteorologia e em vários estabelecimentos de ensino superior.

Vão desempenhar funções nas áreas da arquitetura e urbanismo, na gestão e administração, na informática, na construção e engenharia civil, direito, marketing e publicidade e estatística, entre outras.

Mérito ao empenho e dedicação!!…

Em julho do ano passado trouxemos aqui um exemplo de como com trabalho e dedicação teremos sempre frutos para colher (ver Trabalhar para colher os frutos… na fotografia e em tudo o resto!). A mensagem de hoje vem reforçar um pouco o que havíamos relatado naquela ocasião, reforçando em muito para aqueles que anseiam por uma oportunidade no mercado de trabalho.

Aqueles que nos acompanham via Facebook já terão dado conta do post “À conversa com Sofia Pires…” onde, na primeira pessoa, a recém licenciada em Saúde Ambiental, Sofia Pires, fala da “sorte” que teve pelo facto da instituição que a acolheu no segundo estágio curricular lhe ter lançado o desafio para que viesse a integrar a equipa do Departamento de Saúde Ocupacional.

Na entrevista que lhe foi feita, e à pergunta “sabemos que ingressou no mercado de trabalho há pouco tempo, quer falar-nos dessa experiência?”, ela responde…

O meu percurso profissional, até ao momento, ainda é muito pequeno!…Estou no mercado apenas há 6 meses! Durante a licenciatura realizei dois estágios, em que o último, teve lugar no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE, no departamento de Saúde Ocupacional. Foi-me dada a oportunidade de colaborar na equipa do mesmo departamento, iniciando funções como Técnica Superior de Segurança e Higiene no Trabalho, nesse hospital, em setembro do mesmo ano. No fundo o meu segundo estágio curricular abriu-me as portas para o mercado profissional!

Entretanto podemos adiantar-vos que aquilo a que ela chama de “sorte” não é mais do que o reconhecimento e atribuição de mérito ao empenho e dedicação!! Naquele que foi o seu primeiro estágio, que teve lugar na Resiquímica – Resinas Químicas, S.A., ela já havia recebido um prémio que lhe foi atribuído pela empresa de acolhimento, parceira da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e que nos últimos anos tem vindo a receber os estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental.

Com a devida autorização, divulgamos agora a atribuição deste prémio, pelas palavras da sua orientadora de estágio, engenheira Hortense Correia.

O prémio foi atribuído pelo facto de a Sofia ter realizado um bom trabalho que foi útil para ela concretizar o seu estágio curricular, ganhar experiência no ambiente industrial,  pôr em prática alguns conhecimentos teóricos e simultaneamente fez um trabalho útil para a Resiquímica.

É de salientar o carácter responsável da Sofia, a sua atitude positiva, o seu empenho e boa organização do tempo e do trabalho. Adaptou-se muito bem à organização e fez um excelente trabalho.

Encontro de Saúde Ocupacional em Hospitais e Outros Estabelecimentos de Saúde

A Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho (SPMT) está a promover a décima edição do Encontro Temático de Saúde Ocupacional em Hospitais e Outros Estabelecimentos de Saúde, que terá lugar no dia 6 de abril de 2013, no Hotel Riviera em Carcavelos.

 Este encontro, dedicado ao tema “Exposição profissional a citostáticos: gestão do risco em profissionais de saúde”, contará com a participação da professora Susana Viegas, docente da área científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) com a comunicação “Métodos analíticos quantitativos de controlo ambiental de agentes citostáticos: interesse e limitações” e que integra ainda a comissão científica do evento.

Aqueles que tiverem interesse em participar na qualidade de autores, poderão fazê-lo submetendo resumos para posters até ao dia 1 de março, não deixando no entanto de aceder ao Programa Científico onde consta todo a informação necessária.

International Conference on Occupational & Environmental Toxicology (ICOETox 2013)

Irá ter lugar na cidade do Porto, nos dias 16 e 17 de setembro de 2013, o International Conference on Occupational & Environmental Toxicology (ICOETox 2013), naquela que será a sua segunda edição. Este evento multidisciplinar irá possibilitar aos participantes a troca de conhecimentos na área da toxicologia, sejam eles investigadores jovens ou internacionalmente consagrados e contará com a presença de docentes da área científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).

O ICOETox 2013 será composto por palestras a cargo de convidados de renome mundial, assim como sessões para comunicações orais e apresentação de posters. Durante o evento, a comissão científica seleccionará algumas apresentações para ser publicadas como artigo numa edição especial do Journal of Toxicology and Environmental Health (JTEH) by Taylor & Francis.

 Todos os eventuais interessados em participar na qualidade de autores, devem ter em consideração que a data para submissão de resumos termina a 30 de abril de 2013 e a inscrição a custo reduzido será até 14 de junho.

O ICOETox 2013 é uma reunião satélite do 10th International Comet Assay Workshop (ICAW 2013), a ser realizado de 18 a 20 de setembro de 2013 e para mais informações acerca de qualquer um dos eventos devem seguir as respetivas hiperligações: ICOETox 2013ICAW 2013.

Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

A edição deste ano do Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente (Lisbon International Meeting on Quality and Patient Safety), terá lugar entre os dias 24 e 25 de maio 2013, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), cuja organização decorre de uma parceria entre a ESTeSL e a Escola Nacional de Saude Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP/UNL). Os interessados em participar na qualidade de autores, deverão submeter os seus resumos até ao dia 15 de fevereiro, tendo em conta os seguintes temas: (i) Qualidade; (ii) Segurança do Doente; (iii) Gestão do Risco; (iv) Saúde Ocupacional e Ergonomia; e (v) Outros. Por razões óbvias, a participação de licenciados em Saúde Ambiental, com trabalho desenvolvidos em unidade de saúde, poder-se-à revelar de especial relevância.

As questões relacionadas com a Qualidade em Saúde e a Segurança do Doente têm constituído, de há uns anos a esta parte, uma crescente preocupação para as organizações de saúde, para os decisores políticos, para os profissionais de saúde e para os doentes/utentes e suas famílias. A aposta na formação e na investigação sobre estas temáticas, reveste-se de um carácter crucial para a inovação em saúde.

A segurança do doente, enquanto componente chave da qualidade dos cuidados de saúde, assumiu grande relevância, tanto para os doentes e seus familiares que desejam sentir-se confiantes e seguros, como para os profissionais de saúde cuja “missão” principal consiste na prestação de cuidados com elevado nível de efectividade, eficiência e baseados na melhor evidência disponível.

Talvez por isso, este seja um dos temas incontornáveis que nos últimos anos e de forma crescente, tem dominado a agenda das políticas de saúde em muitos países europeus, nos Estados Unidos da América, na Austrália e um pouco por todo o mundo, sendo igualmente assunto central na estratégia de várias organizações internacionais.

Como aliciante extra, no final será atribuído o prémio Professor Doutor Emílio Imperatori à melhor apresentação livre (oral e poster). Para mais informações, sugerimos vivamente que visitem o sítio do Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente.

Bolsa Fulbright para Investigação em Saúde Pública (2013)

Porque julgamos poder ser de especial interesse para os licenciados em Saúde Ambiental, deixamos aqui a informação relativa à  Bolsa Fulbright para Investigação em Saúde Pública.

A Bolsa Fulbright para Investigação em Saúde Pública tem como objetivo apoiar a realização de projetos de investigação na área da Saúde Pública em universidades ou centros de investigação nos Estados Unidos da América (EUA) e destina-se a estudantes, investigadores e profissionais portugueses.

A bolsa é para estadias de 6 a 12 meses nos EUA e tem como requisitos para a candidatura: licenciatura terminada antes de concorrer à bolsa (média igual ou superior a 14, preferencialmente); concordância com o projeto por parte da instituição norte-americana de acolhimento; e bons conhecimentos de inglês.

O período de candidatura tem início no dia 1 de fevereiro de 2013 e termina no dia 28 de março de 2013.

Para informações mais completas acerca deste assunto, recomendamos que leiam o Regulamento da Bolsa e as Instruções de Candidatura para que posteriormente possam preencher o formulário de candidatura.

A todos os potenciais interessados, boa sorte!!