Water Quality Control Handbook

O Water Quality Control Handbook é um livro que nos apresenta uma abordagem profissional e abrangente às questões relacionadas com a água.

O manual Water Quality Control apresenta uma vasta e atual gama de soluções necessárias para o controlo da qualidade da água, recomendadas por entidades de referência internacional e encontra-se estruturado por partes: (i) The Theory and Quantification of Water Pollution; (ii) Water Quality Management; (iii) Water Pollution Regulations; (iv) Water Pollution Control; (v) Residuals; e (vi) Treatment Summary.

O Water Quality Control Handbook é mais um daqueles que faz parte da Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), fruto da participação da Bisturi no International Congress on Environmental Health 2012 (ICEH 2012), um evento de sucesso internacional que ainda hoje, para além da publicação do respetivo livro de resumos (ver Proceedings Book), continua dar azo à produção de conhecimento e à publicação de artigos (ver Current Research Issues in Occupational and Environmental Exposure in Portugal and Europe (Part A)).

Esta é a segunda vez que fazemos referência a este tipo de ofertas (ver Principles of Air Quality Management) que têm vindo a melhorar de forma significativa o acervo da Biblioteca da ESTeSL, naquilo que diz respeito aos temas de interesse na área da saúde ambiental, e a verdade é que não contamos ficar por aqui. Em breve vos daremos mais notícias sobre novas “aquisições” para a Biblioteca, que esperemos venham a ser usados pelos estudantes.

Balanço Positivo

A primeira mensagem do ano de 2013 tem um título sugestivo e poderia ser o reflexo da avaliação que fazemos do ano passado. Mas não é!

Balanço Positivo é o nome do último projeto que vos iremos apresentar, desenvolvido pelas estudantes estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), Catarina Ferreira, Maria Ferreira, Marina Dos Santos, Patrícia Pereira e Sofia Carvalho, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2012.

Por serem o nosso futuro, escolhemos as crianças como público-alvo. Achamos que ainda existem muitas falhas na gestão que as famílias fazem dos seus resíduos e por isso pensámos que seria bastante interessante ensinar às crianças ações que promovessem a prevenção e reutilização dos mesmos e que estas, pudessem por sua vez, ensinar à sua família.

Para que tal acontecesse e tendo em conta o público-alvo, adotámos medidas que os motivassem e os mantivessem empenhados durante a realização do nosso projeto.

Começámos por pedir aos alunos do 3.º ano do Externato “O Baloiço” que exprimissem a sua ideia através de um desenho de como era o planeta à 50 anos atrás e como será daqui a 50 anos, sendo que metade da turma faria uma parte e a outra metade faria a outra.

Após a análise dos desenhos realizados pelos alunos, verificámos que os resultados não foram os esperados, haviam muitas ideias divergentes e por vezes noções “erradas” do passado ou do futuro em relação ao ambiente.

Contudo, uma vez que o nosso projeto pretende sensibilizar as crianças, decidimos fazer uma pequena encenação onde os seus desenhos seriam o cenário e contar-lhes uma história. Desta forma pudemos explicar-lhes o que estava de “errado” nos seus pensamentos, corrigi-los e incentivá-los à prática de uma gestão de resíduos mais sustentável.

Para saberem mais sobre os projetos anteriores cliquem em 5 R351DU05… 10 D1CA5!Sabias que?…Desperdício alimentar… não obrigado! ou Notícias Velhas, Novos Usos.

Para acederem a mais imagens deste e de outros projetos, visitem o álbum da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, na nossa página do Facebook.