Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

A edição deste ano do Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente (Lisbon International Meeting on Quality and Patient Safety), terá lugar entre os dias 24 e 25 de maio 2013, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), cuja organização decorre de uma parceria entre a ESTeSL e a Escola Nacional de Saude Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP/UNL). Os interessados em participar na qualidade de autores, deverão submeter os seus resumos até ao dia 15 de fevereiro, tendo em conta os seguintes temas: (i) Qualidade; (ii) Segurança do Doente; (iii) Gestão do Risco; (iv) Saúde Ocupacional e Ergonomia; e (v) Outros. Por razões óbvias, a participação de licenciados em Saúde Ambiental, com trabalho desenvolvidos em unidade de saúde, poder-se-à revelar de especial relevância.

As questões relacionadas com a Qualidade em Saúde e a Segurança do Doente têm constituído, de há uns anos a esta parte, uma crescente preocupação para as organizações de saúde, para os decisores políticos, para os profissionais de saúde e para os doentes/utentes e suas famílias. A aposta na formação e na investigação sobre estas temáticas, reveste-se de um carácter crucial para a inovação em saúde.

A segurança do doente, enquanto componente chave da qualidade dos cuidados de saúde, assumiu grande relevância, tanto para os doentes e seus familiares que desejam sentir-se confiantes e seguros, como para os profissionais de saúde cuja “missão” principal consiste na prestação de cuidados com elevado nível de efectividade, eficiência e baseados na melhor evidência disponível.

Talvez por isso, este seja um dos temas incontornáveis que nos últimos anos e de forma crescente, tem dominado a agenda das políticas de saúde em muitos países europeus, nos Estados Unidos da América, na Austrália e um pouco por todo o mundo, sendo igualmente assunto central na estratégia de várias organizações internacionais.

Como aliciante extra, no final será atribuído o prémio Professor Doutor Emílio Imperatori à melhor apresentação livre (oral e poster). Para mais informações, sugerimos vivamente que visitem o sítio do Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente.