A Saúde Ambiental no COHiTEC

O Acelerador de Comercialização de Tecnologias (Act) é uma iniciativa da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, que tem como missão dar apoio na criação de empresas de base tecnológica, assim como no licenciamento de tecnologias. Estamos a falar da Act by Cotec, como é conhecida no mercado empreendedor e empresarial.

Uma das iniciativas da Act by Cotec é o Programa COHiTEC, uma ação de formação em comercialização de tecnologias, que visa apoiar a valorização do conhecimento produzido em instituições nacionais de I&D e que apresenta como objetivos: (i) apoiar os participantes na avaliação do potencial comercial dos produtos ou serviços resultantes das tecnologias que desenvolveram; e (ii) induzir nos participantes competências na área do empreendedorismo e comercialização de tecnologias. Este programa destina-se a investigadores (de centros de investigação, universidades e outras instituições de I&D, de empresas ou a título individual) que proponham uma ou mais tecnologias cujas características únicas permitam dar resposta a uma necessidade de mercado.

Após um processo extremamente criterioso, o projeto apresentado pela equipa da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) ao Programa COHiTEC foi selecionado, sendo que a equipa (jovem) que irá integrar o programa formativo é constituída por dois junior researchers ex-estudantes da ESTeSL (Saúde Ambiental e Análises Clínicas e Saúde Pública), um estudante do curso de licenciatura em Saúde Ambiental e uma docente da área científica de Saúde Ambiental.

Naquilo que nos é possível adiantar, podemos dizer-vos que se tratar de um projeto que alia a cientificidade ao potencial comercial da investigação, onde se pretende desenvolver tecnologia que permita aferir a exposição a fungos, de forma rápida e eficaz, utilizando os métodos convencionais e a biologia molecular para o efeito, de modo complementar.

Continuamos na linha da frente!!