O “Verão” da Saúde Ambiental

A 7 de junho apresentámos-vos o Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde 2013. Este ano, tal como vem sendo hábito, a Saúde Ambiental marca a sua presença dinamizando algumas atividades direcionadas para o público alvo que este ano contempla estudantes desde o 3.º ciclo até ao ensino secundário.

As atividades tiveram início ontem e foi já hoje, pela manhã, que as estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental Ana Dionísio, Daniela Fernandes, Eva Henriques, Patrícia Gonçalves e Vanessa  Cunha receberam o primeiro grupo de participantes a quem apresentaram o curso, algumas das eventuais saídas profissionais e dinamizaram algumas atividades práticas alusivas à segurança alimentar, segurança contra incêndios e segurança no trabalho, não deixando de referir o papel relevante que estes profissionais têm ao nível da educação ambiental, do qual é prova a implementação do Programa Eco-Escolas na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).

Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde 2013

Posteriormente, este mesmo grupo passou pelo laboratório da área científica de Saúde Ambiental onde foi recebido pelo professor Vítor Manteigas. Ali tiveram oportunidade de assistir à simulação de avaliações ambientais (ruído, qualidade do ar, radiações) e fazer a determinação de alguns parâmetros associados à qualidade da água para consumo humano. Amanhã, para um segundo grupo, as atividades serão replicadas.

No fim, todos os participantes no Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde 2013 levam consigo uma pequena recordação feita pelas estudantes monitoras da atividade de saúde ambiental. Referimos-nos a um porta-lápis feito a partir de disquetes que em tempos terão sido utilizadas na ESTeSL e que desta forma ganham um novo uso.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *