Passaporte para o Empreendedorismo

Passaporte para o empreendedorismo

A medida “Passaporte para o Empreendedorismo” tende a promover o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo inovadores, com potencial de elevado crescimento, por parte de jovens com qualificações superiores, através de um conjunto de iniciativas de apoio específicas, articuladas entre si, nomeadamente:

  1. Bolsa do “Passaporte para o Empreendedorismo“, com  acesso a uma Bolsa para o desenvolvimento do projeto empresarial, no valor mensal de 691,70€, por promotor;
  2. Mentoria, com acesso a uma rede de mentores que forneçam orientação aos empreendedores;
  3. Assistência Técnica, com acesso a assistência técnica no desenvolvimento do projeto empresarial.

Entretanto, está aberta até ao dia 15 de setembro de 2013 a 6.ª fase de candidaturas ao “Passaporte para o Empreendedorismo“, sendo permitida apenas uma submissão de candidatura por promotor ao. A submissão de candidaturas às medidas de apoio é efetuada, exclusivamente, via formulário disponível no site do Programa Estratégico +E+I.

São elegíveis no “Passaporte para o Empreendedorismo” as candidaturas apresentadas por promotores que se enquadrem nas seguintes condições:

  1. Jovens até aos 30 anos detentores de licenciatura há menos de 3 anos;
  2. Jovens até aos 30 anos detentores de licenciatura, mestrado ou doutoramento e inscritos nos centros de emprego há mais de quatro meses;
  3. Jovens até aos 34 anos detentores de mestrado ou doutoramento.

Chama-se a atenção para o facto de apenas se considerarem elegíveis os residentes ou que tenham obtido o grau académico nas regiões de convergência Norte, Centro ou Alentejo, sendo este, para todos os efeitos, um constrangimento para muitos dos nossos leitores. Contudo, esta parece-nos ser uma excelente oportunidade para alguns dos recém licenciados, nomeadamente em Saúde Ambiental, que já têm dado provas das suas capacidades empreendedoras pelo que sugerimos uma visita ao sítio do “Passaporte para o Empreendedorismo” e leitura atenta dos respetivo regulamento.