A Saúde Ambiental da ESTeSL na Universidad de Jaén, Espanha

Foi no decurso da semana passada, entre os dias 23 e 27 de setembro de 2013, que a Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) se fez representar pelo professor Vítor Manteigas, na Universidad de Jaén, em Espanha. Esta missão de ensino, que teve lugar no âmbito do Programa LLP – ERASMUS – Docentes teve como objetivos: estimular as instituições parceiras a alargar e enriquecer o âmbito e os conteúdos dos cursos que oferecem, com especial destaque para a Saúde Ambiental e as Ciencias Ambientales; promover o intercâmbio de saber especializado e da experiência relativamente a métodos pedagógicos; e reforçar os elos de ligação entre as instituições.

Dentre as atividades que se vieram a realizar, destacam-se três conferências onde as Eco-Universities (Green Campus) e os Cuidados de Saúde Primários em Portugal foram objeto de apresentação e discussão. A primeira conferência, exclusivamente dedicada à implementação do Programa Eco-Escolas na ESTeSL, teve lugar associada à “aula verde”, tendo-se contado com a presença de inúmeros professores e estudantes. As boas práticas que se têm vindo a implementar na ESTeSL, todo o trabalho desenvolvido no âmbito do Programa Eco-Escolas e o papel relevante da Saúde Ambiental neste processo, serviu de mote para lançar o desafio à Universidad de Jaén para que esta se torne a primeira Eco-Universitiy em Espanha.

Na segunda conferência, que teve como público alvo os estudantes da licenciatura em Ciencias Ambientales, foi dada a conhecer a forma como os Cuidados de Saúde Primários estão organizados em Portugal e a forma como as reformas têm sido concretizadas. Apesar de inicialmente estar contemplada apenas a apresentação e discussão desta temática, foi solicitada a integração do tema que havia sido apresentado na conferência do dia anterior… e assim foi.

A última conferência, que não estava prevista, voltou a incidiu exclusivamente sobre as Eco-Universities e teve como público alvo os estudantes das licenciaturas em Ciencias Ambientales e Biología, na medida em que serão estes, um pouco como acontece com os estudantes de Saúde Ambiental em Portugal, os responsáveis pela dinamização da generalidade das atividades associadas à implementação deste programa na Universidad de Jaén.

Já quase no fim da semana, e no fim do programa de mobilidade, o Dia Mundial da Saúde Ambiental não podia deixar de ser relembrado. Na ESTeSL, o dia foi dedicado a muitas atividades que envolveram toda a comunidade académica (ver Dia Mundial da Saúde Ambiental). Já em Espanha, o dia foi repartido em Jaén, Baeza e Úbeda onde ninguém terá fica indiferente à importância da Saúde Ambiental.

Em Úbeda, cidade património da humanidade, o Dia Mundial da Saúde Ambiental também foi recordado

Para terminar, gostariamos de deixar uma palavra de agradecimento a todos os colegas que tão bem acolheram a Saúde Ambiental e a ESTeSL na Universidad de Jáen, com especial destaque para os professores Magdalena Cañamero e Ginés Guillén que foram o garante de que tudo corria na perfeição, nomeadamente a concretização das diversas conferências, a discussão da eventual  colaboração ao nível de projetos de investigação e outros programas de mobilidade para docentes, estudantes e recém diplomados, as atividades de degustação, entre outras.

Professor Vítor Manteigas, docente da área científica de Saúde Ambiental, visita Universidad de Jaén em Espanha

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *