Take a break with Environmental Health (SO Hospitalar)

Teve lugar na tarde de ontem, dia 28 de novembro de 2013, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), mais uma sessão do projeto “Take a break with Environmental Health”, dinamizado pelos estudantes de Saúde Ambiental.

Este projeto, de estudantes para estudantes, pretende dar a conhecer diferentes atividades e perspetivas das áreas afetas àquela que é a sua área de formação, num espaço informal e aberto.

Para a quarta sessão, contou-se com a presença do Dr. Pedro Rosa, licenciado em Saúde Ambiental pela ESTeSL e com vasta experiência na área da Saúde Ocupacional em contexto hospitalar, no Centro Hospitalar de Lisboa Central, atualmente composto por 6 pólos hospitalares: (i) Hospital de São José; (ii) Hospital Santo António dos Capuchos; (iii) Hospital Dona Estefânia; (iv) Hospital de Santa Marta; (v) Hospital Curry Cabral; e (vi) Maternidade Dr. Alfredo da Costa e que conta com mais de 7600 colaboradores.

Depois de fazer uma contextualização da Saúde Ocupacional, de uma forma geral, e aludir à equipa, atividades, fatores de risco e gestão do risco clínico e não clínico, associados à realidade que tão bem conhece, Pedro Rosa lançou o mote para a discussão que se seguiu, deixando no ar algumas das principais características que devem estar associadas ao licenciado em Saúde Ambiental, sendo elas a imparcialidade, a idoneidade, a proatividade, a responsabilidade e a multidisciplinaridade.

Saúde Ocupacional em contexto hospitalar com o licenciado em Saúde Ambiental Pedro Rosa

As sessões anteriores foram dedicadas à Saúde Ocupacional em Contexto Industrial, à Educação Ambiental e à Higiene e Segurança Alimentar – ver Take a break with Environmental Health (SO Industrial),  Take a break with Environmental Health (Educação Ambiental) e Take a break with Environmental Health (Higiene e Segurança Alimentar).