Reciclagem de Ideias

A partir de hoje, e durante alguns dias, iremos apresentar-vos os  projetos que os estudantes do 2.º ano do curso em licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) desenvolveram na unidade curricular de Gestão de Resíduos I, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2013.

Começamos com o projeto “Reciclagem de Ideias“, da responsabilidade das estudantes Ana Mateus, Ana Dias, Rita Patrício e Vera Neves, desenvolvido nas “Casas da Cidade”, junto ao Hospital da Luz, um estabelecimento que consiste numa residência sénior habitacional, funcionando numa lógica de integração e complementaridade com os hospitais, permitindo que os utentes disponham de todo o conforto da sua casa, tendo próximo de si, os cuidados de saúde que possam necessitar. Desta forma, enquanto garantem o bem-estar necessário, as “Casas da Cidade” convidam a que os seus residentes mantenham um padrão de vida ativa, descontraída e segura, tanto na privacidade desejada como no convívio e abertura à comunidade e à família.

A Reciclagem de Ideias, um projeto de sensibilização para a reciclagem e reutilização de resíduos, desenrolou-se um duas fases distintas. Numa primeira fase promoveu-se a recolha de resíduos a serem trabalhados e posteriormente dinamizou-se um workshop onde se fez uma breve apresentação associada aos temas reciclagem, reutilização e separação de resíduos. No workshop os participantes realizaram uma atividade manual que consistiu na realização de Árvores de Natal com recurso a revistas, cápsulas de café e a rolos cartão (do papel higiénico), para a decoração do apartamento de cada idoso.

"Reciclagem de Ideias" nas Casas da Cidade

Esta foi a forma encontrada pelas estudantes para evidenciar que o novo uso dado a materiais usados, são também uma forma de prevenção de resíduos. No âmbito deste projeto, não poderíamos deixar de agradecer à Dra. Teresa Esquivel das “Casas da Cidade” e à fotografa Filipa Patrício.

Para acederem a mais imagens deste e de outros projetos, incluido de anos anteriores, visitem o álbum da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, na nossa página do Facebook.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *